-
Arquitetos: Atelier d'Arquitectura Lopes da Costa
- Área: 7247 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício localiza-se num terreno rectangular, com uma pendente acentuada, mas constante no sentido Nascente/Poente, usufruindo de uma localização privilegiada, quer pela exposição solar quer pelas vistas sobre o mar, bem como o acesso à orla costeira e à praia.
É um edifício de predominância horizontal, constituído por três pisos, com dez apartamentos por piso, distribuídos por quatro caixas de escadas. O declive, ainda acentuado, do terreno aliado à extensão do edifício, com mais de 80 metros de comprimento, faz com que este, em forma de cunha, apresente no topo Poente uma altura de 5 pisos. Aqui, o volume é marcado por elementos verticais em betão aparente, que contrastam com a horizontalidade do edifício e que além, de funcionarem como elementos de protecção solar, criam uma galeria coberta (de pé-direito duplo) de acesso à zona de comércio/serviços.
Em termos de distribuição aos apartamentos, as quatro entradas têm o acesso efectuado através de uma galeria exterior disposta ao longo da fachada sul, que se desenvolve a uma cota ligeiramente inferior à dos apartamentos, de modo a lhes conferir mais privacidade. Reforçando esta ideia de privacidade existem zonas verdes junto às duas primeiras entradas e uns vazamentos nas duas entradas seguintes, que afastam a galeria de acesso relativamente aos apartamentos do piso 0. Esta galeria remata a poente numa escadaria que liga ao percurso pedonal até à avenida marginal e à praia. A zona de acesso às garagens (pisos -1 e -2) foi desmaterializada, a Sul, integrando espaços de estadia e lazer, pontuados por zonas verdes e elementos estruturais com mobiliário urbano integrado.
A exposição solar e a vista sobre o mar, determinaram a organização funcional dos apartamentos, sendo que todos possuem vista mar, sobretudo os localizados no topo Poente, com vista privilegiada e frontal sobre a praia. De uma forma geral, virados a Norte, localizam-se essencialmente os quartos, abrindo-se as salas e as cozinhas, a Sul e às varandas. Assim, o edifício é bastante transparente a Sul, pontuado e animado pelos ripados verticais. Em contraste, a fachada Norte é mais opaca, marcada por elementos triangulares revestidos a alumínio, que orientam a vista para o mar, ao mesmo tempo que conferem privacidade e animam o conjunto.
O edifício é ainda marcado pelas escadas exteriores de acesso à cobertura, permitindo, aos proprietários dos apartamentos do último piso, o usufruto de zonas descobertas privadas de lazer e de estar, pontuadas por pequenas piscinas ou jacúzis. Uma parede técnica separa estes terraços a sul da zona técnica a norte onde ficarão localizados os painéis solares, e os aparelhos de ar condicionado. Esta zona tem acesso por uma escada exterior situada na fachada norte.
A marcação das lajes, em betão armado, procurou reforçar a horizontalidade e simplicidade do conjunto. A escolha dos materiais teve como preocupação a durabilidade e a pouca manutenção, de forma a assegurar um bom envelhecimento do edifício.