-
Arquitetos: Sejpal & Raje Architects
- Área: 670 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Santosh Kardak
-
Fabricantes: Cera-duravit, Jaquar, MS windows
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sejpal e Raje Architects foram designados em 2021 para projetar o Centro de Pesquisa e Treinamento Organic (ORTC) em Bylakuppe, Karnataka. Este é o segundo maior povoado tibetano na Índia depois de Dharamshala, em Himachal Pradesh, e inclui mosteiros budistas, templos e universidades. O ORTC é uma instituição importante para a pesquisa e disseminação de métodos sustentáveis de agricultura e pecuária. Ele estabeleceu um banco de sementes e está ensinando aos jovens tibetanos métodos tradicionais e orgânicos de cultivo e sua relevância nos dias de hoje.
Em conformidade com a ética da agricultura orgânica do ORTC, o volume foi projetado para refletir os mesmos aspectos-chave com o uso de materiais de construção sustentáveis e tecnologia. O design inovador e elegante da S&RA compreende instalações de Pesquisa, Desenvolvimento, Treinamento e Administração. O volume serve como entrada para o campus do ORTC e transmite um valioso senso de identidade e inspiração para a equipe, estagiários e visitantes.
A edificação é projetada como uma série de espaços bem ventilados com varandas ao redor de um pátio interno verde exuberante com gramados. Em direção à rua, um anfiteatro para grandes eventos cercado por bosques de coqueiros está situado. Ambos espaços de reunião também podem ser usados pela comunidade tibetana, mesmo quando o resto da edificação está fechado.
Tijolos de barro, feitos de terra local, formam a base deste centro ecologicamente correto. Esses tijolos minimizam o impacto ambiental e contribuem para o isolamento térmico do volume, mantendo um clima interno confortável durante todo o ano. Além da porosidade para ventilação, os detalhes em tijolo fornecem padrões e texturas às fachadas, e as estruturas de tijolo escalonadas fazem com que as paredes ganhem vida com o jogo de sombra e luz. O sistema de suporte de carga usando tijolo estabilizado com lama seca ao sol ajudou a reduzir a quantidade de cimento e aço usados na construção e também se mostrou ser econômico.
O telhado em declive rítmico, apoiado em vigas esbeltas, confere ao volume uma sensação leve e flutuante, ao mesmo tempo em que responde às fortes chuvas da região e permite uma gestão eficiente da água e sua captação. A água da chuva escorre graciosamente pelas correntes até o solo, regando a grama, apoiando assim o ecossistema local. S&RA, juntamente com a SAPA nossos associados neste projeto, convidam a visitar e experimentar a arquitetura inovadora e sustentável do Centro de Pesquisa e Treinamento e conhecer os talentosos e dedicados membros da comunidade que trabalham no local.