-
Arquitetos: Biselli Katchborian Arquitetos
- Área: 3850 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Nelson Kon, Guilherme Pucci
-
Fabricantes: Artsy, Castelatto, Fórmica, OWA Nexacustic e Nexalux , Permetal, Sulmetais, Suvinil, Tarkett
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na região do Alto da Boa Vista, a nova sede de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Rudolf Steiner foi projetada pelo escritório Biselli Katchborian, dos sócios Mario Biselli e Artur Katchborian. Selecionado por meio de um concurso organizado pela própria instituição, o projeto foi inspirado nos valores holísticos da pedagógica Waldorf e sua relação com a natureza.
Com aproximadamente 3.850 metros quadrados, o edifício apresenta uma estrutura em forma de U que contorna uma mangueira centenária no centro do terreno. A preservação dessa árvore foi um dos principais desafios e norteou o partido arquitetônico do projeto, que direciona todos os ambientes para ela. Ao pé da mangueira, encontra-se o pátio central, destinado à contemplação e interação dos alunos com a natureza.
Durante as pesquisas relacionadas às arquiteturas voltadas para instituições da linha pedagógica Waldorf, o escritório observou a ênfase nos trabalhos manuais e a madeira como material essencial para a identidade do projeto. No entanto, devido ao tamanho relativamente pequeno do terreno, o aço foi escolhido como solução para a estrutura do edifício, devido à sua capacidade de vencer grandes vãos e evitar a criação de pilares no térreo, que foi desenhado para ser convidativo e com o mínimo de interferências possíveis.
Dessa forma, a madeira foi trabalhada de duas maneiras distintas. Primeiro, de forma literal, através de uma estrutura em madeira engenheirada fixada no sistema de lajes, que serve como suporte para a caixilharia voltada para o pátio interno e se converte em mobiliário fixo para os estudantes no interior do edifício.
Em segundo lugar, de forma simbólica, com a aplicação visual dos padrões orgânicos da madeira vistos em escala microscópica nas superfícies metálicas de revestimento e sombreamento dos brises. “É uma menção à madeira sem usar o material”, destaca o arquiteto Mário Biselli, sócio-diretor da Biselli Katchborian.
O programa da sede está distribuído entre piso térreo e dois pavimentos, cada um com seis salas de aula. Os espaços destinados às atividades pedagógicas da instituição foram concebidos de forma flexível, podendo ser reorganizados de acordo com as necessidades, garantindo maior liberdade de uso pelos usuários. Essa flexibilidade também se estende às circulações entre os pavimentos, estruturadas de forma a fomentar momentos de encontro e convívio.
Implementamos na cobertura do segundo pavimento um terraço de convivência para momentos de descontração entre estudantes e professores. Descoberto, o ambiente traz uma vista privilegiada para o entorno e moveis que priorizam o conforto ao ar livre. “Foi uma das obras mais bacanas que já colocamos nossos móveis de área externa. A linha Pátio por ter uma estética meio vazada, de mobiliário leve e flexível, compõe uma cena muito interessante com o conceito arquitetônico, dialogando com as grades, piso e as placas de metal da fachada.”, revela José Machado, sócio da Novidário, empresa responsável pelo mobiliário da sede.
Para conectar os pavimentos externamente, foram instalados dois elevadores panorâmicos envidraçados no pátio central, oferecendo vistas para a mangueira e o entorno da sede. Na cobertura, foi implantado um bloco suspenso para abrigar os usos administrativos e a biblioteca, instalada na posição mais elevada do edifício, tal qual um farol, em uma alegoria a importância e ao empenho na busca do conhecimento.