Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes

Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada, CadeiraCasa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, VigaCasa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Fotografia de Interiores, Armário, Janela, PrateleiraCasa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Mais Imagens+ 23

Sabadell, Espanha
  • Arquitetos: Llorenç Vallribera Farriol, Aleix Gil Noray
  • Colaboradores: Sergi Ballester, arquiteto; Xavier Delgado, Víctor Oteo, Míriam Molina
  • Cidade: Sabadell
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal aventureiro que viveu em outras cidades da Europa decide voltar para Sabadell, Espanha. Eles escolheram a cidade natal do pai para os anos de infância de suas duas crianças. Eles querem viver no centro sem depender do carro, sair para passear e, de repente, ir às compras no mercado. Preferem ter uma vida de bairro com um grande jardim em uma boa urbanização. Para isso, demolimos uma edificação que não poderia ser reformada em uma rua pedonal no centro antigo.

Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada, Cadeira
© José Hevia
Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Imagem 24 de 28
Plantas

Diferente dos bairros novos, aqui os lotes são largos mas muito curtos (especificamente, 5,35 x 16,50 m) e os quarteirões são muito edificados. A decisão mais importante que tomamos neste projeto foi situar o pátio da casa no meio do lote em vez de colocá-lo nos fundos. Esta operação permite ganhar uma fachada extra para ventilação e iluminação, garantindo privacidade e intimidade em relação aos vizinhos. Todos os cômodos da casa, distribuídos entre dois volumes construídos, se abrem para este espaço exterior que será o coração da casa.

Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Viga
© José Hevia

Situamos a escada no pátio, que é concebido como um espaço intermediário. Um espaço exterior, onde não chove, protegido por passarelas e fechamentos móveis de policarbonato que ajudam termicamente a aquecer e resfriar os dois corpos edificados. O programa funcional é distribuído em quatro caixas habitáveis, duas em cada corpo, empilhadas em dois andares. No térreo, a cozinha-sala é separada da rua graças ao hall de entrada com estacionamento para bicicletas e lavabo. Através do pátio, ela se conecta com a sala de estar.

Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Porta, Cadeira, Bancada
© José Hevia
Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© José Hevia

No primeiro andar está o quarto das filhas com o escritório de um lado e o quarto do casal com o banheiro, do outro. O pátio, no meio, como se fosse outro cômodo, porém aberto ao céu, está sempre presente. O segundo andar foi preparado para acomodar a expansão da casa no futuro mas, por enquanto, dois grandes terraços são aproveitados como solário. Aplicamos uma estratégia bioclimática simples. Ambas as partes da casa funcionam como volumes independentes, muito compactos e bem isolados. Estes, por sua vez, são setorizados por andares. O resultado são quatro espaços com um volume de ar reduzido que tem uma demanda mínima para sua climatização.

Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Fotografia de Interiores, Janela, Cama
© José Hevia

Nas noites de verão, o pátio garante uma brisa constante para refrescar a edificação, as venezianas de madeira protegem do sol e as plantas trepadeiras ajudam a regular o calor. No inverno, a galeria, que se eleva até o segundo andar em busca de insolação, atua como coletor solar e distribui o ar pré-aquecido por toda a casa. Para os dias com temperaturas mais extremas, a instalação de uma bomba de calor de baixa potência é suficiente.

Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Imagem 15 de 28
© José Hevia
Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Imagem 16 de 28
© José Hevia

Trabalhamos com estrutura tradicional de paredes e lajes unidirecionais com vigas pré-fabricadas retangulares. Construímos com tijolos estruturais fabricados no Segrià, gerando fachadas de dupla camada com isolamento e câmara ventilada no interior. Esse sistema permite deixar o material aparente por fora e pintado por dentro. Os forros são em gesso, o piso contínuo de concreto em todo o térreo e um piso de madeira no primeiro andar definem o interior. A escada e as passarelas são uma construção leve de perfis metálicos e tábuas de pinus.

Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Imagem 25 de 28
Corte

A rudeza dos materiais do envoltório, sem revestimentos, é complementada com diferentes elementos de cor como as janelas verdes, os móveis da cozinha e os banheiros em tom pastel menta, além do mobiliário que combina o calor da madeira natural com toques de cores vivas (amarelo, vermelho e laranja). De vez em quando, precisamos encontrar um Pequeno Príncipe que nos lembre que "o essencial é invisível aos olhos". Ao viver fora, a família entendeu: eles queriam uma casa em sincronia com seus valores de vida. Este é para eles o verdadeiro luxo.

Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Fotografia de Interiores, Armário, Janela, Prateleira
© José Hevia
Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes" [Casa 103RAV / Vallribera Arquitectes] 02 Jul 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1018205/casa-103rav-vallribera-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.