-
Arquitetos: Impare Arquitectura
- Área: 150 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: CIN, Diera, Efapel, Finsa, Geberit, Roca, Sika, Sosoares, Teka, Tupai, Vescon, W7
Descrição enviada pela equipe de projeto. As obras do antigo Matadouro Industrial do Porto, com um projeto do arquiteto japonês Kengo Kuma e a requalificação prevista para a Praça da Corujeira, são exemplos da transformação da cidade do Porto, para que num futuro próximo a zona oriental da cidade possa responder às atuais necessidades de uma cidade contemporânea, com espaços e equipamentos qualificados, ligados a uma rede de transportes públicos eficientes.
Com o mesmo propósito, a reabilitação do património aí construído, revela-se decisiva para a oferta de habitação naquela zona da cidade. Antevendo estas mudanças, foi-nos contratado um projeto de remodelação de um apartamento duplex, com uma tipologia de andar/moradia integrado num edifício dos anos sessenta, localizado na Praça da Corujeira, da autoria do arquiteto Agostinho Ferreira de Almeida (1913-?), coautor da Fábrica de Tecidos de Seda Lionesa, projeto de 1946 e, por coincidência, autor de um edifício de habitação na rua do Amparo, para onde, recentemente, concluímos um outro projeto de reabilitação de um dos seus apartamentos. Este apartamento na Corujeira, tem um piso à face da rua que delimita a praça, com garagem e entrada principal, e um outro piso inferior que tem um pequeno logradouro privado, nas traseiras, viradas para o Estádio do Dragão. No seu interior tinha uma configuração espacial um pouco labiríntica e desqualificada pelas sucessivas utilizações, com compartimentos reduzidos e formas irregulares, que não valorizava a ligação entre os dois pisos.
A proposta procurou organizar e clarificar os espaços de circulação, e qualificar os restantes compartimentos. Manteve-se a tipologia T3 integrando mais um quarto de banho e, no piso inferior, foi criada uma franca ligação ao pequeno pátio exterior e todos os espaços sociais e de serviços: uma sala de amplas dimensões que integra a cozinha, um espaço técnico com lavandaria e um lavabo de serviço. Genericamente, a distribuição espacial do apartamento separa as áreas de dormir da área social, criando a privacidade necessária em relação à entrada que, através de um vestíbulo bipartido, organiza os acessos à garagem, aos quartos e ao piso inferior.