-
Arquitetos: Rodrigo Biavati Arquitetos Associados
- Área: 200 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Júlia Tótoli
-
Fabricantes: Bontempo, Decortiles, Francinno, Ikê Pedras, Squalid, Tidelli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Park Way, em Brasília, o Espaço de Convivência Cambraia nasce em uma propriedade familiar de 20.000m². Este pavilhão foi projetado como um ambiente multifuncional, para ser um ponto de encontro para a família e um espaço de celebração e convivência, oferecendo momentos de lazer e descanso para os residentes e seus convidados.
Sendo guiados pelo posicionamento da casa existente e da piscina a ser reformada, a implantação do pavilhão teve como objetivo privilegiar a relação com a natureza e com a arquitetura pré-existente, atendendo ao melhor fluxo para moradores e visitantes, adaptando-se às características naturais do terreno.
O programa de necessidades, voltado para o lazer, incluía um amplo salão de convivência com sala de jogos, estar e refeições, além de uma cozinha completa, churrasqueira e forno de pizza, sendo um convite para experiências gastronômicas em família. Além disso, também foi prevista uma quadra de tênis e a reforma completa da piscina existente. A implantação privilegia as visuais contínuas que abrangem tanto os novos elementos de projeto quanto a residência existente.
Inspirados pela residência modernista já presente no terreno, adotamos uma abordagem minimalista, apresentando uma edificação térrea em concreto aparente, alvenaria branca, piso de granito rústico e esquadrias de vidro que valorizam a entrada de luz natural, a integração entre os espaços e o paisagismo proposto para o entorno. Além disso, uma passarela singela em aço e concreto foi desenhada para conectar as duas edificações, oferecendo maior conforto aos moradores.
Para destacar ainda mais a paisagem local e promover melhor ventilação e iluminação natural, o volume central da laje foi levemente deslocado, proporcionando visuais abertas para o céu no centro do espaço de convivência. Outros atributos naturais do projeto também foram aproveitados, como a relação com a vegetação abundante e o curso d’água existente, que é redirecionado para a piscina e para o chuveirão de água natural.
A arquitetura do Espaço de Convivência Cambraia foi concebida para oferecer um ambiente flexível, adequado tanto para o descanso quanto para o lazer e celebração. Nesse ambiente onde se une a história e o futuro da família, nosso objetivo é promover, através da arquitetura, um local de união e construção de novas memórias afetivas.