-
Arquitetos: Studio 2+2
- Área: 724 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Inclined Studio
-
Fabricantes: Hansgrohe, Asian Paints & Aster, COMFY AUTOMATION, HINCASA, House of Berserk, Italian marble, PREFABB.IN, RHM & CO, ROGAN DESIGNS, Simpolo, Slimtrack solutions, The Wood Element, VitrA, da_quirky_canvas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirados no cosmos e na mitologia indiana, os clientes ficaram fascinados pela ideia de explorar uma abordagem refrescante fora do estilo arquitetônico geométrico convencionalmente reto e desejaram que a casa não fosse apenas um lar, mas um retiro privado. Focando na resposta ao terreno, uma entrada dupla em extremidades opostas foi colocada de modo que ao entrar é necessário subir a encosta, enquanto o caminho de saída é uma descida, dando a sensação de estar em uma fortaleza.
Uma estrutura de dois andares com múltiplas vistas de 180 graus e varandas com vista para a paisagem, com layout projetado de forma que cada área tenha ventilação cruzada, uma conexão perfeita entre interior e exterior. A partir da porta de entrada principal, os visitantes podem passar pela sala de pé direito duplo que se conecta à área de jantar e cozinha. Um exuberante pátio central aberto ao céu atua como um ponto focal para acesso a todas as áreas. Uma grande clarabóia circular dispersa uma grande quantidade de luz solar que ilumina diferentes seções de áreas curvas ao longo do dia. O balcão de café da manhã oferece o melhor espaço para sentar para desfrutar das manhãs.
A zona de refeições é um espaço requintado composto por uma cascata virada a sul, transcendendo e estimulando a uma divina sensação de calma. “Destaca-se a passagem do primeiro andar com piso meio mármore e passagem parcial de vidro deixando uma experiência sensorial de flutuação no ar. O magnífico mural reflete a história da mitologia indiana”, revela Janki Vyas Singh, que conceituou esta ideia de cosmos numa forma construída.
O layout curvo e sinuoso separa o térreo em uma área de estar de pé direito duplo, sala de jantar, cozinha e um quarto. O piso superior dispõe de divisões em forma de torta compostas por três quartos e uma sala de entretenimento. O subsolo é composto por um espaço lounge para reuniões privadas, acessado através de uma escada em espiral. Desdobra-se uma narrativa que entrelaça uma tapeçaria de detalhes impressionantes e materiais táteis; concreto, vidro, madeira, pedra, além de móveis modernos contemporâneos, macios e curvilíneos. O interior luxuoso aninha-se numa paleta de cores suaves, mantendo uma sensação de calma. O layout interior projeta o olhar para o exterior, criando uma experiência imersiva do conceito outdoor-in.
Em todo o terreno, uma coreografia de volumes flui dentro de onde o teto aberto para o céu ondula em direção à criação de espaços cheios de luz. Espelhando internamente a tela externa, permitindo que a casa se torne uma tela viva que capta a essência de cada estação. A família gosta de organizar reuniões, portanto, precisa de uma área separada para receber festas. O gramado está conectado ao mirante aberto que se estende até um salão fechado, permitindo que a família convide um grande número de convidados. Uma árvore central ao redor de cada assento funciona como um guarda-chuva durante a forte luz solar diurna.
Uma passarela espaçosa e envolvente integra a paisagem com a arquitetura e o interior. O uso estratégico da cor vermelha navega e afirma o caminho, em vez de uma forma de destacar um elemento de design. “Os clientes precisavam de um espaço isolado para fazer pooja (ritual religioso) fora de casa. Fomos motivados a traduzir o panch tatva (cinco elementos da natureza) através de meios como a passagem do lago de lírios que leva a um espaço pooja aberto onde o Shivalinga fica cercado por uma selva como pano de fundo enquanto o fogo é aceso para a realização de rituais” afirma Shivansh, o arquiteto paisagista do projeto.
Conectar-se aos elementos naturais e abraçar a proximidade com a água era parte integrante do briefing dos proprietários, e a casa precisava ser projetada em torno desses ideais fundamentais. Uma paisagem meditativa gira em torno da estrutura circular com espécies de plantas ayurvédicas e nativas cuidadosamente escolhidas. A narrativa da paisagem é desenhada de forma a incorporar vários assentos, desde pequenos a grandes números, proporcionando uma experiência única aos visitantes. A casa redonda é uma exploração de forma especial com espaços internos cuidadosamente tricotados. O óculo colocado no centro simboliza a presença eterna dos raios divinos do Universo - o Brahmanda acima, em nossas vidas diárias. O posicionamento do auspicioso Shivalinga no canto nordeste do local é uma expressão simbólica de que Deus está verdadeiramente na natureza.