-
Arquitetos: toa | architectes associés
- Área: 2960 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Frédéric Delangle, Yang Zhou
Características arquitetônicas - Como uma sobreposição de estratos terrosos habitados no coração do bairro, as fachadas únicas de tijolo de barro deste edifício de 42 unidades criam um cenário para os corredores externos. Esses corredores e varandas externas determinam a tipologia do plano, garantindo que todos os apartamentos tenham dupla exposição, enquanto protegem as fachadas de adobe das intempéries. As coberturas duplex desfrutam de vastos terraços periféricos. Entre o caminho pedestre e o jardim compartilhado, todos os apartamentos estão voltados para áreas abertas caracterizadas por vegetação e uma escala doméstica tranquila.
Performance ambiental - O projeto é baseado em uma abordagem sustentável, tanto na escolha de materiais e processos de construção quanto no design das moradias. Pensado como um modelo de baixo carbono, utiliza tijolos de barro, um material geo-sustentável e reciclável, extraído localmente para reduzir a pegada de carbono. Os tijolos são produzidos pela olaria artesanal Dewulf, que utiliza pouca mecanização e seca os tijolos ao ar livre. No nível dos apartamentos, o layout com dupla exposição favorece a ventilação natural de oeste a leste, diminuindo a necessidade de sistemas de ventilação que consomem energia. A construção em terra oferece vantagens térmicas e higrotermicas significativas, regulando eficientemente a temperatura e mantendo um equilíbrio ideal de umidade para aumentar o conforto dos moradores.
Abordagem social - A escolha da terra crua neste projeto visa promover o uso mais acessível deste material, que, embora não regulamentado, historicamente tem sido mais caro do que o concreto. Dentro do contexto da arquitetura contemporânea, foi crucial conscientizar todos os envolvidos, incluindo o cliente, autoridades eleitas, diversos profissionais da construção e futuros compradores, sobre este assunto. Nossa orientação foi fundamental para tranquilizar todos os participantes quanto ao uso responsável desse recurso natural e garantir a aceitação de todos para avançarmos juntos no projeto.