Escola Fuchshof / VON M

Escola Fuchshof / VON M - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEscola Fuchshof / VON M - Imagem 3 de 22Escola Fuchshof / VON M - Imagem 4 de 22Escola Fuchshof / VON M - Imagem 5 de 22Escola Fuchshof / VON M - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: VON M
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Zooey Braun
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alfred Kiess, Gebrüder Esposito Isoliertechnik, Gerhard Becker Grossküchen, Hans Eisele, Heizungs- und Sanitärtechnik Schmid, Kone, LETA Bau, Maier Heiztechnik, SE-Gebäudeautomation, Schäfer Trennwandsysteme, i-on engineering, link
  • Equipe De Projeto: Felix Eiffler, Felix Haas, Antonio Carvalho, Michael Knoth, Jürgen Grünauer
  • Análise Estrutural: Dipl.- Ing. Jürgen Eisele
  • Fachada: Walter Lang GmbH & Co. KG
  • Rede De Cabos De Aço Inoxidável: Eckert Glas- und Metallbau GmbH
  • Guarda Corpo De Madeira: Eckert Glas- und Metallbau GmbH
  • Revestimento Teto: ILIBASIC Akustik und Trockenbau
  • Portas Internas E Painéis De Fechamento: Zeeb Innenausbau
  • Cidade: Ludwigsburg
  • País: Alemanha
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Escola Fuchshof / VON M - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Zooey Braun

Descrição enviada pela equipe de projeto. No oeste de Ludwigsburg, o prédio da escola de ensino fundamental se estende para o norte ao longo da nova área de desenvolvimento de Fuchshofstrasse, Alemanha. Com base na imagem de uma estante cheia de livros em um playground, esse ideal de aprendizado escolar, entre transferência de conhecimento e interação social, foi traduzido em um edifício híbrido de madeira. Os três painéis da cobertura se projetam para fora como prateleiras e oferecem à comunidade escolar espaços para apropriação. Uma área coberta no primeiro nível recebe as crianças e se desenvolve paralelamente à área da administração, ao lado das salas dos professores, promovendo assim o contato entre eles e os alunos. Ao entrar no prédio, encontra-se o coração do espaço - o grande hall de escadas.

Escola Fuchshof / VON M - Imagem 3 de 22
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Escola Fuchshof / VON M - Imagem 14 de 22
Planta - Térreo
Escola Fuchshof / VON M - Imagem 4 de 22
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Escola Fuchshof / VON M - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
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Uma escada de madeira projetada de forma marcante passa pelo espaço ao ar livre e é iluminada por uma generosa claraboia com vigas aparentes. O hall da escada não só proporciona uma transição suave entre a área de entrada e o pátio da escola, mas também serve como espaço de descanso e como um lugar para interação informal. O hall também é o elo entre todos os andares. A cantina está localizada no lado leste do hall central, que impressiona com seu uso multifuncional como um lugar de encontro, aberto e funcional. O envidraçamento em grande escala, em ambos os lados da edificação, inunda a sala comum com luz natural e conecta o interior com a área externa.

Escola Fuchshof / VON M - Imagem 9 de 22
© Zooey Braun

Diferenciação espacial entre comunidade escolar e grupo de aprendizagem - Nos andares superiores, há um espaço de aprendizagem em cada lado do hall central. Salas especializadas são organizadas flanqueando o hall e conectando os espaços de aprendizagem. Entre eles, existem núcleos de concreto contendo todas as instalações de serviço. Conectadas aos espaços de aprendizagem estão as salas de aula individuais que, por sua vez, estão ligadas ao terraço circundante por pelo menos três janelas francesas. O terraço também serve como sala de descanso e permite acesso rápido e fácil ao ar fresco. Uma malha de arame serve como proteção e ao mesmo tempo permite a entrada de muita luz natural nas salas de aula.

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Escola Fuchshof / VON M - Imagem 17 de 22
Corte Longitudinal
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Materiais e cores destacam a afirmação sustentável da escola - Duas escadas de emergência se elevam nos lados estreitos do subsolo de concreto, e também servem para reforçar a edificação. A construção de madeira feita de elementos pré-fabricados se desenvolve entre essa estrutura sólida: pilares de madeira em forma de cruz estruturam espacialmente o piso, conferindo-lhe medida e ritmo e, juntamente com vigas de madeira laminada colada e painéis de madeira laminada cruzada, completam a estrutura de suporte. Graças à pré-fabricação, a escola pôde ser erguida com baixas emissões e baixo custo - isso também foi possível por conta do trabalho preciso de todos os envolvidos na construção, pois era necessário que o planejamento para a construção de madeira em pré-fabricação fosse rigorosamente coordenado com as tolerâncias do concreto in loco.

Escola Fuchshof / VON M - Imagem 5 de 22
© Zooey Braun

O interior do prédio é caracterizado por materiais e cores naturais: um piso de linóleo com cascas de cacau texturizadas, forro de lã de madeira natural acusticamente eficaz e componentes de madeira para pilares, portas e móveis complementam o tom básico e calmo com uma estrutura de concreto exposto, enquanto o conceito de cores é acentuado em todos os espaços internos, incluindo as instalações sanitárias, e deliberadamente se concentra em um caráter neutro em relação ao gênero. As cores não servem apenas como elemento de projeto, mas também como meio de orientação e identidade. O conceito de cores também reflete nos espaços de aprendizagem, que incluem móveis especialmente feitos para a Fuchshofschule, os quais podem ser dispostos como combinações de mesa e banco em vários formatos, de círculos a linhas serpenteantes. Dessa forma, o conceito de projeto se completa, desde os espaços externos até as áreas comuns, os centros de aprendizagem e as salas de aula.

Escola Fuchshof / VON M - Fotografia de Exterior
© Zooey Braun

Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço:Ludwigsburg, Alemanha

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola Fuchshof / VON M" [Fuchshof Primary School / VON M] 10 Jul 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1018557/escola-fuchshof-von-m> ISSN 0719-8906

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