O Open House Porto 2024 convida os seus visitantes a celebrar os cinquenta anos da democracia portuguesa. Se, na revolução de 25 de abril de 1974, o povo português reivindicava “a paz, o pão, habitação, saúde e educação”*, em 2024, pretendemos, por um lado, conhecer o que os portugueses foram capazes de alcançar e, por outro, identificar o que desejam para o futuro.
Hoje, existem novas ideias para a organização da cidade, com o objetivo de a tornar mais inclusiva, sustentável e acessível, e que tencionam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através de ações de regeneração urbana, da criação de redes de mobilidade sustentável ou de estruturas ecológicas. São, igualmente, estas cidades em construção que queremos dar a conhecer.
Desta forma, propomos identificar, nas cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, os espaços que a democracia permitiu construir ao longo dos últimos cinquenta anos. Os espaços selecionados são maioritariamente de iniciativa estatal, municipal, associativa ou cooperativista e encontram-se organizados em nove categorias alusivas não só às grandes carências identifica- das em 1974 — Democracia, Habitação, Educação, Saúde, Cultura —, mas também aos temas que se consideram prementes no século XXI: Mobilidade, Reutilização, Ecologia e Comunidade.
Durante as visitas, será possível apreciar obras de qualidade inquestionável, quer pela sua riqueza espacial quer pelos seus atributos sociais, surgidas das boas decisões políticas dos seus promotores públicos e que resultaram de processos exemplares nos quais se conciliou a arquitetura, o paisa- gismo e as diversas engenharias. Muitos destes espaços, edifícios e infraestruturas só estão acessíveis aos cidadãos graças à perseverança de amplas equipas de trabalho, compostas por técnicos, políticos e construtores, que têm desenvolvido um árduo exercício de antecipação do futuro e que continuam a preparar as nossas cidades para o amanhã.
Deixamos, para reflexão, a seguinte pergunta: de que é que nós, portugueses, ainda precisamos para uma “liberdade a sério”*?
Teresa Novais e Margarida Quintã
Curadoras Open House Porto 2024
* Excerto da música “Liberdade”, da autoria de Sérgio Godinho (1974).
Título
Open House Porto 2024Tipo
EventoWebsite
De
06 de Julho de 2024 12:00 AMAté
07 de Julho de 2024 12:00 AMOnde
Porto