-
Arquitetos: Sommet
- Área: 590 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Paul Renaud
-
Fabricantes: Aluvi, AutoCAD, Gladimar , Knauf, Ramon Soler, Roca, VASA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um condomínio, cercado por vegetação. A casa está localizada no ponto mais alto do terreno, permitindo uma integração harmoniosa com os arredores e melhores vistas. A disposição dos volumes na parte de trás do terreno, o piso de serviço semi-enterrado e o paisagismo minimizam o impacto visual da rua, reforçando a privacidade e mantendo a coerência com a paisagem circundante.
A casa é composta por dois volumes perpendiculares e um volume menor semi-enterrado que funciona como área de serviço, destacando os níveis superiores. A estrutura segue uma grade modulada em todos os andares, combinada com tensores no andar superior ligados a duas vigas principais no telhado. Essa configuração estrutural contribui para a qualidade espacial, criando grandes vãos na área da churrasqueira, reduzindo os fechamentos verticais e gerando espaços abertos sem comprometer a privacidade. A disposição de grandes vãos, juntamente com a composição de planos e materiais, contribui para a qualidade espacial do projeto, gerando uma série de sensações em cada ambiente, com espaços abertos, conforto, profundidade e conexão com a natureza.
Funcionalmente, a casa está distribuída em três andares: o porão como área de serviço, o térreo como área social e o andar superior como área privativa. Essa distribuição resolve com eficiência o programa do projeto, garantindo uma separação clara das funções e permitindo a interseção de dois volumes em balanço. A estrutura flexível e os espaços de plano aberto permitem fácil adaptação a novos usos, garantindo que a casa possa evoluir com as necessidades de mudança de seus ocupantes sem perder a funcionalidade ou a qualidade espacial.
Os materiais são modulados para minimizar o desperdício e reduzir o tempo e os custos de construção. O piso segue a grade estrutural, e as paredes de concreto aparente foram moduladas de acordo com os tamanhos padrão dos materiais necessários para a execução do sistema de construção. Os balcões da cozinha, os banheiros e os móveis fixos também foram dimensionados de acordo com medidas padrão para minimizar os cortes e reduzir o desperdício. Foram utilizadas soluções passivas incorporando princípios de sustentabilidade, como o uso estratégico do vidro para maximizar a entrada de luz natural, melhorando a eficiência energética e reduzindo a dependência da iluminação artificial.
A casa se destaca por sua alta qualidade de construção e pelo caráter inovador de sua proposta estrutural. Foram utilizados materiais nobres, como concreto aparente, aço e painéis de vidro do chão ao teto, que atendem aos mais altos padrões de qualidade e oferecem propriedades adicionais, como isolamento térmico e acústico. Os sistemas estruturais avançados e as instalações tecnológicas de última geração asseguram a estabilidade, a segurança e a eficiência da construção, garantindo uma operação sustentável ao longo do tempo.