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Arquitetos: Jo Nagasaka, Schemata Architects
- Área: 6805 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:Takumi Ota
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Fabricantes: ENDO Lighting Corporation, ModuleX, X's
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Furukawa Manufacturing tem criado sistemas de produção para peças de automóveis e outros itens na cidade de Ota, Japão, uma das zonas fabris mais antigas da indústria automobilística. Para coincidir com a nova construção de uma zona fabril na cidade, a empresa decidiu criar uma nova sede e uma fábrica para produção de automóveis.
A Furukawa Manufacturing tem apoiado as atividades de seus clientes, incluindo os principais fabricantes de automóveis e peças, fornecendo "sistemas de produção" que são combinações feitas sob medida de muitos processos de trabalho os quais utilizam robôs industriais para soldagem, manuseio, transporte, etc. No entanto, devido à natureza de uma empresa que "cria" sistemas para "fabricação" de tais itens, ela enfrentou há muito tempo o problema de não conseguir gerar uma presença facilmente reconhecível como marca. Também foi difícil abrir a empresa para o mundo exterior porque estava envolvida na fase de desenvolvimento dos itens para os clientes. Portanto, a confidencialidade das informações era crítica. A empresa sofria com a falta de funcionários, um dos desafios que a maioria das empresas de fabricação enfrenta hoje. Embora a empresa tenha uma longa história e grande capacidade tecnológica, ela não era amplamente reconhecida. Como resultado, não conseguia atrair funcionários.
Este projeto tinha como objetivo criar uma arquitetura aberta que serviria como o rosto da empresa, consolidando funções que estavam dispersas em vários prédios e expandidas pela região em um único local. No entanto, essa consolidação envolve vários tipos de estruturas exteriores, desde estacionamentos até iluminação exterior, sinais de orientação, marcações nas vias, vegetação, etc., os usos requeriam precisão e os orçamentos da fábrica e do escritório eram muito diferentes entre si. A sede sozinha inclui vários usos em cada andar, desde a cafeteria até salas de treinamento, escritórios, salas de conferência, o escritório do presidente, áreas molhadas, etc. Os requisitos para móveis, iluminação e escala do espaço diferem de um local para outro. Traçamos uma malha de aproximadamente 1,2 m em todo o local para criar um eixo coerente que facilita o planejamento de elementos tão diversos.
Trata-se de um terreno grande e plano de 20.000 m2 cercado por ruas. Em vez de construir uma cerca ou muro separando o interior e o exterior do local, o estacionamento e as áreas exteriores foram pavimentados com asfalto para que fossem contínuos com a área circundante. Além disso, sinalizações projetadas para combinar com sinais de trânsito comuns foram usadas para conectar o interior e o exterior. Em seguida, entrelaçamos estacionamentos e marcações nas ruas com um design gráfico de malha, estabelecendo um sistema gráfico que conecta os prédios e o exterior. As malhas usadas para as estruturas da fábrica e do escritório e as paredes de vidro são interligadas com a sinalização gráfica exterior.
Os escritórios são planejados de forma racional com base nas diferentes funções de cada andar e na relação entre os diversos departamentos. Nosso projeto visava apresentar um "rosto" unificado e expressivo quando se olha para todo o volume. O primeiro nível possui uma cafeteria para 80 funcionários, e o segundo andar tem uma grande sala de conferências e treinamento para visitantes conectada ao átrio da cafeteria. O terceiro e quarto são níveis de escritórios com espaços de trabalho e quatro salas de conferência, enquanto o quinto nível possui vários cômodos usados pelo presidente e executivos, além de um terraço ao ar livre. Embora cada andar tenha funções diferentes e exija áreas variadas, usamos a mesma malha para projetar todos os espaços, organizar passagens, divisórias, átrio e interfaces e inserir iluminação apropriada para cada local. O resultado foi um volume expressivo que não é homogêneo.
Este projeto tornou-se o núcleo da iniciativa de reposicionamento da empresa, aumentando o seu reconhecimento desde o planejamento e proposta até a produção e testes, e também afetou positivamente a contratação de novos funcionários. A taxa de recrutamento aumentou, especialmente de mulheres experientes que vivem na região, com um aumento de dez vezes no número de inscrições. Além disso, a comunicação entre os funcionários da sede e da fábrica foi aprimorada. A qualidade e produtividade dos produtos também melhoraram pois agora é possível ver imediatamente o resultado do que foi projetado.