-
Arquitetos: Daryan Knoblauch
- Área: 200 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão Ar Livre é uma máquina pública de encontros projetada pelo arquiteto Daryan Knoblauch. O pavilhão é dedicado ao elemento que conecta poeira cósmica com os pulmões que carregamos dentro de nosso corpo: o ar.
Projetado como uma infraestrutura performativa, o Ar Livre contribui para o ambiente de Barcelona através de sua superfície reflexiva que captura NO2 do ar. A instalação foca nas qualidades invisíveis do ar ao nos ajudar a ver, contemplar, medir e entender um recurso natural que, devido à quantidade de poluição feita pelo homem, ameaça a condição de saúde de todos os cidadãos. O Ar Livre, que devido à sua textura revestida fotocatalítica, purifica e melhora a condição do ar onde quer que seja colocado, cria um lugar de encontro para nossa geração atual e as gerações futuras.
O pavilhão é concebido como um projeto de pesquisa através do design e desdobra seus meios através de várias estratégias materiais. Leveza, consistência e performatividade são definidas como as qualidades projetuais para um novo milênio e aludem à manifestação espacial do Ar Livre como uma estrutura reversível, escalável e sustentável. A superfície reflexiva e perfurada é suportada por uma estrutura reutilizável que também suporta vários dispositivos, como espelhos, painéis solares e coletores de água, que permitem que ela interaja com seu entorno de maneiras visíveis e invisíveis. A pele da instalação colhe matéria particular como óxidos nítricos, óxidos de enxofre e óxidos de carbono, já que seu revestimento permite que a instalação produza fotossíntese quando exposta à luz e, portanto, limpe a si mesma e ao seu entorno ao longo do tempo.
O ar e sua qualidade serão medidos e comunicados através de várias instalações técnicas dentro e fora do pavilhão, através de tiras de LED que contam a quantidade e a quantidade de partículas de CO2 purificadas, telas dentro do pavilhão que localizam a poluição do ar em Barcelona, e apresentações que expõem como o assunto é abordado em outras disciplinas, incluindo fotografia, moda, música e cultura pop em geral. O Free Air foi construído como um pavilhão temporário durante o Festival de Arquitetura Model, dirigido pela Fundação Mies van der Rohe e dirigido por Eva Franch i Gilabert. O Free Air sediou inúmeros eventos que discutiram o futuro do design arquitetônico, incluindo palestras de Mark Wigley, Marina Otero Verzier, Amical Dall e muitos outros.