-
Arquitetos: D'Arcy Jones Architects
- Área: 757 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ema Peter Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pearl Block é um conjunto compacto de seis casas geminadas. Escalonadas em resposta ao terreno triangular, sua forma altera um tipo comum de habitação para proporcionar a cada morador uma visão generosa da rua. Este gesto de vizinhança melhora a privacidade oferecida a cada unidade do Pearl Block. O objetivo do projeto era criar 4-6 novas casas geminadas para jovens famílias que apreciam as qualidades das casas unifamiliares, mas também estão interessadas em viver de forma mais compacta e sustentável. Esses desejos, juntamente com o crescente custo dos imóveis, fornecem um incentivo para explorar um tipo arquitetônico ideal para casas familiares na cidade.
O projeto resultante serve como um estudo de caso na exploração tipológica, modificando a casa geminada comum e problemática de frente para o quintal ao reorientar os espaços de convivência longe dos vizinhos próximos. Este gesto é baseado em bons princípios de urbanismo, com mais olhos no espaço público, enquanto mostra claramente como o volume é composto por seis residências. As paredes robustas e texturizadas fazem referência às casas locais da virada do século, editando as vistas de dentro para fora - a iluminação dentro de cada casa geminada projeta uma sensação marcante tanto no indivíduo quanto na comunidade. Esta abordagem demonstra a novidade e a tradição trabalhando juntas.
O posicionamento estratégico de janelas e varandas melhora a privacidade das unidades. As varandas pequenas voltadas para o sul são baixas e protegidas por grades para limitar as vistas entre estas casas geminadas e as casas adjacentes. As janelas dos quartos e corredores de cada casa geminada são modestas e direcionadas para longe dos vizinhos. Grandes portas de correr e janelas fornecem iluminação para as áreas de convivência, mas são profundamente embutidas para evitar a sobreposição. As plantas em forma de "L" melhoram a sensação de segurança e proteção. Pequenos recantos gerados por esse formato conferem a esta edificação as peculiaridades que tornam a arquitetura tradicional atraente.
Cada casa geminada tem seu próprio deck na cobertura servindo como "quintal". Estes decks são cercados por parapeitos altos, com a mesma altura de uma típica cerca em comunidades unifamiliares. A altura permite que todos os ocupantes das casas geminadas se sentem ao sol, façam churrasco ou deixem as crianças brincarem ao ar livre - tudo isso enquanto permanecem completamente discretos. Os interiores têm uma paleta de materiais modesta. Eles são principalmente brancos com alguns detalhes em preto para minimizar a inevitável bagunça nas bancadas. Dentro de cada casa geminada, um único pilar de aço sem pintura é exposto, funcionando como um elemento magnético improvisado para a arte das crianças. As longarinas das escadas em compensado são dimensionadas de forma exagerada para se tornarem guarda-corpos. Os banheiros foram projetados com um tom bege familiar para minimizar a manutenção e introduzir calor nos espaços mais privados.