-
Arquitetos: Studio Freijó, Yi Arquitetos
- Área: 937 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Marcenaria Projeni , Trônica Solar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa dos Ipês, projeto realizado em parceria com o Studio Freijó, recebeu esse nome devido aos espécimes mantidos e plantados no terreno. É fruto de um escopo específico requisitado pelo cliente: aposentar e viver no mesmo lote com os dois filhos já independentes. Em um terreno de aproximadamente 2000m² no Jardim Botânico, a solução foi desmembrar o programa em edificações distintas, mas conectadas, a fim de preservar a privacidade dos casais e ao mesmo tempo manter a unicidade.
O primeiro passo foi desenvolver uma planta e volumetria replicáveis, que se adaptassem ao programa individual de cada morador e também coletivamente. Todas as três casas possuem três suítes no andar superior, setor de serviços completo, espaço de estar no térreo e garagem para dois carros. Além disso, o elemento agregador é o volume da oficina e lazer, que inclui churrasqueira, sauna, ateliê, academia e piscina.
Para a disposição no terreno, direcionamos a fachada principal para o sul, dispondo a circulação de veículos e setor de serviços na fachada norte, que possui maior frequência de incidência solar durante o ano. O segundo critério para a locação foi a vista. A oficina com piscina é a protagonista do projeto, e por isso deslocamos cada casa para que todas tivessem uma vista livre para a área de lazer, além de evitar que as janelas de casas vizinhas se encontrassem.
O projeto também buscou uma linguagem que aproximasse o contemporâneo da natureza. Por isso, o paisagismo também entra como elemento unificador do projeto, alternando plantas tropicais e espécies nativas do cerrado e ajudando a integrar o ambiente com a paisagem que o rodeia.