-
Arquitetos: DREAM
- Área: 3570 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Cyrille Weiner, DREAM
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em janeiro de 2024, a DREAM AGENCY inaugurou o Centro de Assistência Lozaits-Seguin (ESAT) em Villejuif (Grand Paris - França). Um projeto social e solidário, a instalação de 3.570 m2 acolhe mais de 150 pessoas com deficiência em um ambiente confortável, iluminado e adaptado.
Este projeto faz parte de um setor do Novo Programa de Renovação Urbana (NPNRU) liderado pelo estabelecimento público territorial Grand Orly Seine Bièvre (EPT) e pela cidade de Villejuif. Localizado em um distrito de política urbana prioritária, contribui para o reordenamento urbano da parte norte da área de Lozaits. O ESAT Lozaits-Seguin está situado em um parque de espécies locais, com árvores centenárias preservadas para pontuar a paisagem. Contém vários espaços para workshops criativos e de moldagem, uma cafeteria, áreas de logística e escritórios. Ilustra a abordagem adotada pela DREAM em bairros populares, onde o uso de madeira, tanto na estrutura quanto na materialidade, ajuda a evitar a predominância de concreto nessas áreas.
Para atender às necessidades de um público sensível, o projeto arquitetônico focou na ergonomia dos espaços para promover o bem-estar mental. Isso resultou em um layout sem corredores, enfatizando o fluxo de luz natural e transparência, com madeira aparente. O hub de produção e seus workshops, o centro do ESAT, oferecem um volume identificável com materiais naturais no coração do bairro. Os ateliês são espaços multiuso, abertos e evolutivos, projetados com alturas adaptáveis para evoluir e serem modulados conforme necessário. Eles são banhados por luz natural. Para abordar os desafios de bem-estar e conforto, foi dada atenção especial à acústica, cujo impacto psicossomático muitas vezes é subestimado.
Foi utilizado um revestimento interior de fibra de madeira para proporcionar conforto visual e estético, bem como conforto térmico e acústico. O telhado permite a entrada de luz do norte em cada sala. Além do calor reconfortante da madeira onipresente, esse tratamento arquitetônico único oferece ao ESAT espaços de trabalho confortáveis e luminosos, evitando o superaquecimento no verão. As áreas de logística, por outro lado, oferecem um espaço coberto híbrido que facilita o movimento e os encontros. O feedback dos usuários sobre os efeitos psicossomáticos da madeira é explícito: seu impacto no senso de bem-estar e concentração é benéfico.