-
Arquitetos: Kollektiv Plus X, Stefanie Rittler
- Área: 16 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Kollektiv Plus X
Descrição enviada pela equipe de projeto. Píer ½ é um abrigo escultural para ciclistas e suas bicicletas na "Trilha da Cortina de Ferro". Na Baixa Áustria, uma série de obras de arte estão sendo criadas ao longo da rota como parte do projeto "Super Natur". O Píer ½ foi inaugurado em Angern an der March em junho de 2024.
Uma escada em forma de meia nuvem convida a apreciar a vista em direção à Eslováquia, do outro lado da antiga Cortina de Ferro. Imaginariamente, ela continua do "outro" lado, mas as fronteiras foram superadas. Píer ½ representa um remanescente de uma antiga ponte? Ou uma escada para o céu?
Os ciclistas podem encontrar abrigo no espaço sob as escadas - bancos e uma mesa em um ambiente abrigado convidam a fazer uma pausa e protegem do vento e da chuva. Esteticamente, a estrutura remete a era pós-moderna, que atingiu seu auge no final dos anos 80 e início dos anos 90 - quando a Cortina de Ferro se desfez - mas é revestida com telhas de madeira que lhe conferem um aspecto tradicional ao mesmo tempo.
Stefanie Rittler e Sascha Henken do Kollektiv Plus X colaboraram entre si em 2017 em "Waiting For Water" em Amsterdã e "The Winner Takes It All" em Bremen, esculturas interativas inspiradas no seu entorno. Aqui na trilha, seu trabalho também se inspira na história do local e se adapta às condições do terreno. Uma escada como um gesto de conexão e simultânea separação.