-
Arquitetos: RGB Architecture Studio
- Área: 278 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Prasanth Mohan, Running Studios
-
Fabricantes: Western India Plywoods
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência foi projetada para uma família de cinco pessoas: um casal jovem, duas crianças e seus avós. Este projeto começou pouco antes das inundações de 2018 em Kerala. A devastação causada por essas inundações deixou todos receosos e inseguros, especialmente aqueles que planejavam construir uma casa. A nova casa deveria ser capaz de lidar com inundações leves, mas, em dias normais, pareceria apenas uma casa simples, sem qualquer indicação de que foi projetada para esse fim.
Contexto - Um típico terreno residencial em um bairro urbano denso é uma rua sem saída, com um lote vazio a oeste e residências nos outros lotes. Além do lote vizinho a oeste, há um templo e um bosque sagrado, que é muito denso em vegetação. Acredita-se que essa área florestal será preservada por um longo tempo, pois é uma questão de fé manter esse ambiente intacto. A ideia principal que orienta a forma do projeto é baseada no microclima criado por esse ambiente.
Concepção - O núcleo da casa foi projetado para captar a brisa fresca do oeste e reunir todas as atividades importantes. Essa área central aberta integra funções públicas, como reuniões, refeições, cozinhar, assistir TV, estudar, entretenimento, festas e uma grande área para eventos. Um nível intermediário conecta os dois andares principais, oferecendo uma pausa na circulação – um espaço de estar e um espaço de cozinha, caso o andar inferior fique inundado. Esse espaço também proporciona experiências diferentes ao longo do dia. O pátio a oeste, voltado para a vegetação, serve como uma ligação direta com o exterior, facilitando uma transição natural das atividades internas para o ar livre.
Realização - Como uma inserção urbana, a casa tinha espaço aberto limitado, que foi transformado em terraços. No nível de entrada, estão o quarto do avô e as principais áreas funcionais. O conceito de mitigação de inundações levou à criação de uma pequena cozinha e sala em um nível intermediário entre os andares superior e inferior. O espaço abaixo foi convertido em um tanque para captação de água da chuva. Esse nível serve como conector entre os dois andares principais, e as escadas foram projetadas para serem leves e discretas, permitindo uma transição suave entre os andares.
Um piso muito fino foi adicionado acima da sala de estar e da sala de jantar, criando uma área de atividades que inclui um escritório e uma academia. Isso reduziu a altura do ambiente e, como é uma estrutura tensionada, trouxe leveza. Os quartos no andar superior têm uma camada extra de telhado de metal sobre o concreto, inclinada para permitir a instalação de painéis solares. Isso ajuda a evitar o superaquecimento da laje de concreto, mantendo os quartos frescos. O terraço restante nesse nível é um espaço acessível para várias atividades. Os quartos voltados para o oeste possuem uma tela ao redor, que bloqueia o intenso sol da tarde, mas permite a entrada de uma brisa. O espaço entre os quartos funciona como uma varanda.
Resposta ao clima de monções - A resposta tradicional para esta zona climática é um telhado amplo, que resistiu ao teste do tempo. No entanto, novos contextos e restrições exigem novas formas. Na casa do Dr. Mukundan, o projeto inclui grandes beirais e telas feitas de placas de cimento, madeira comprimida (um produto da Western India Plywood) e esteiras de bambu para controlar as chuvas fortes e o sol do oeste. Um volume de dupla altura com aberturas de chapa perfurada permite uma ventilação constante e impede a entrada de mosquitos, comuns à tarde. Um grande beiral no lado oeste controla a incidência solar. A vegetação ao redor e dentro do terreno filtra a luz e suaviza a chuva intensa. O telhado plano coleta a água da chuva, armazenando-a no espaço abaixo do piso elevado. Painéis solares no telhado inclinado acima dos quartos geram cerca de 8KW de energia, alimentando a rede elétrica e mantendo a conta de luz quase zerada todos os meses.