-
Arquitetos: 3fconcept
- Área: 208 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Nguyen Dang Hieu
-
Fabricantes: American Standard, Ghe Cong, Kova, Panasonic
“Café-Cóc” – em vietnamita, esse termo se refere a um café acessível, com assentos baixos que podem ser facilmente dobrados e montados conforme necessário. É um lugar onde as pessoas podem passar rapidamente, pedir uma bebida, tomar um café sozinhas ou com amigos e, em seguida, seguir com suas atividades diárias.
O café foi reformado a partir dos dois andares inferiores de uma casa existente, situada em uma rua tranquila ao lado de uma bonita escola com quase 130 anos de história. Nosso objetivo foi criar um café no estilo simples de um “Café-Cóc,” combinado com um interior que transmite uma atmosfera clássica e luxuosa, resultando em uma mistura única que atrai diferentes tipos de clientes.
O primeiro andar e a fachada são projetados no estilo “Café-Cóc,” com assentos em diferentes níveis, garantindo que todos tenham uma vista da rua e da escola à frente. As mesas e cadeiras são baixas, com paredes de madeira bruta e uma paleta de cores bege, criando um ambiente acolhedor e amigável. Além disso, três grandes árvores estão suspensas no ar na área de assentos frontal.
Esse conceito cria um jardim suspenso para o andar inferior e proporciona sombra ao andar superior, economizando espaço. Para isso, projetamos a varanda do segundo andar com uma estrutura de aço capaz de suspender as grandes árvores. As colunas são feitas de quatro barras de aço em forma de V, soldadas diretamente a vigas em I revestidas de madeira. O piso é composto por uma rede densa de caixas de aço, e as estruturas de plantio de madeira são penduradas diretamente nessa base. O sistema de irrigação escoa pela parte inferior das camas de plantio, passando por tubos pequenos ao lado das vigas de aço e descendo até o chão. O balcão do bar usa o mesmo material do piso, criando um efeito contínuo nas pernas do balcão.
Em contraste com a atmosfera livre e agitada do andar inferior, segundo andar é projetado como uma biblioteca, oferecendo um espaço acolhedor, tranquilo e fechado. Este andar tem muitas janelas — uma combinação sofisticada de design clássico e moderno — que se abrem para as grandes árvores verdes do lado de fora. A varanda do segundo andar ainda é utilizada, mas a maioria dos clientes prefere sentar-se dentro, olhando para as árvores abaixo, tratando a área da varanda como um pavilhão. Isso mostra como a arquitetura pode influenciar o comportamento de maneiras que não conseguimos prever totalmente durante o processo de design.