Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ponte Simone Veil consiste em uma plataforma estendida sobre o Rio Garonne em Bordeaux, com 549 metros de comprimento e 44 metros de largura. Ela oferece um novo espaço público linear para a cidade, abandonando qualquer interesse de estilo, forma e expressão estrutural explícita em favor do comprometimento com o desempenho e o interesse no uso potencial pelas pessoas de Bordeaux.
Carros, meios de transporte público e bicicletas têm suas próprias faixas, sendo a maior dedicada ao tráfego de pedestres. A largura da plataforma da ponte é dobrada para criar um espaço neutro e não programado que pode ser usado para qualquer finalidade cultural ou comercial, como mercados, feiras, manifestações, encontros de clubes de carros e festivais de música ou vinho.
Hoje em dia, as pontes são frequentemente construídas em formato estreito, focando na sua utilidade técnica e sua função como ferramentas para a expansão da cidade, largamente impulsionadas pelo uso de carros. O papel das pontes como espaços urbanos foi perdido. A Ponte Simone Veil rejeita a atual obsessão por pontes como feitos triunfais de engenharia ou declarações estéticas e recupera seu caráter urbano dinâmico, buscando uma definição alternativa do que uma ponte do século XXI pode ser.
Suas referências são pontes vistas como lugares não apenas para circulação, mas também para atividades de lazer e comerciais - incluindo a Ponte do Rialto em Veneza e as variações da Ponte de Galata através do Golden Horn em Istambul nos séculos XIX e XX. A mistura de diferentes modais e atividades cria um bulevar contemporâneo que pode existir em várias configurações de intensidade e contribui para a vida metropolitana de Bordeaux. A Ponte Simone Veil é concebida para ser adaptável a uma variedade de possíveis usos futuros. Apresenta uma definição literal para a criação de lugares não prescritivos e um modelo para a sustentabilidade através de sua flexibilidade.
A ponte é concebida para criar uma identidade unificada em ambos os lados do Garonne. Ela conecta o desenvolvimento de Floirac na margem direita, onde objetos esculturais e funcionais são dispostos para fornecer equipamentos públicos, com Bordeaux e Bègles na margem esquerda através de espaços verdes que são sutilmente entrelaçados na trama urbana, incluindo a reutilização de uma antiga rodovia. A ponte fornece uma continuidade fundamental para o território da cidade, através da conexão mas também de seu desempenho como uma plataforma urbana em uma paisagem.