-
Arquitetos: A Threshold
- Área: 209 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Atik Bheda
Descrição enviada pela equipe de projeto. Akkalkot, uma cidade no distrito de Solapur, em Maharashtrana Índia, é caracterizada por seus bairros urbanos densos. A residência está situada em um terreno compacto de 76 metros quadrados, medindo apenas 7,5x10 metros. Esses bairros apresentam casas vernaculares tradicionais construídas com pedra basáltica preta e tijolos. As casas frequentemente incorporam pátios centrais abertos para o céu e paredes espessas que oferecem isolamento do clima rigoroso. Nosso projeto se inspira nessa arquitetura vernacular local.
A casa, situada dentro do contexto histórico tradicional, reconecta o cliente com memórias queridas de sua infância e atende às suas necessidades atuais. O cliente desejava recriar a experiência e lembranças de sua antiga casa tradicional com pátio ao ar livre. Ele queria que as áreas comuns, como estar, jantar e cozinha, tivessem menos paredes e se abrissem diretamente para os pátios. Isso permitiria que as atividades familiares do dia a dia, interações sociais e reuniões ocorressem ao ar livre. O contexto da casa é um bairro antigo, o que significa que muitos parentes e amigos dos clientes moram nas proximidades e podem ser facilmente recebidos nesta casa.
O volume se integra perfeitamente ao centro histórico de Akkalkot. Dadas as temperaturas extremas no verão, atingindo 45-47°C, incorporamos técnicas responsivas ao clima. Tramados de tijolos e jardins envolvem a casa, atenuando o calor intenso e bloqueando a luz solar direta das áreas principais. A materialidade da casa e o desenho contextual se integram perfeitamente às estruturas históricas vizinhas. O acesso é limitado a um estreito caminho para pedestres, realçando a harmoniosa integração da casa com o entorno. Nosso enfoque visa responder respeitosamente e de maneira sensível ao forte caráter contextual do ambiente imediato.
A sala de estar, jantar e cozinha são mais abertas, voltadas para o pátio ajardinado coberto por uma claraboia, que atrai luz natural para toda a casa devido ao entorno denso do bairro. A escada metálica revestida de madeira conecta a casa ao primeiro andar, que contém dois quartos - um a sudeste e outro a sudoeste. Ambos os quartos são voltados para o sul, com o tramado de tijolos e o paisagismo como barreira para o sol forte, proporcionando também privacidade em relação às casas vizinhas.
O tramado de tijolos cria uma fachada verde única que é uma solução de design funcional e responsiva para o clima regional rigoroso. Esta fachada respirável atrai pássaros, esquilos, borboletas e outros animais selvagens, adicionando interesse visual e caráter do exterior. Uma escada em espiral leva até uma pequena área familiar, conectando-a a um jardim no segundo nível e ao quarto principal. O quarto principal apresenta uma pequena cobertura com claraboia que atrai luz natural de todos os lados, criando um eixo para a circulação do ar.
Os quartos apresentam janelas e portas de madeira com veneziana do piso ao teto que os conectam visualmente aos pátios internos. Essas venezianas operáveis atraem brisas frescas dos pátios para os quartos, aumentando a ventilação cruzada em toda a casa e mantendo o microclima interno fresco. Além disso, o acabamento de madeira adiciona calor ao projeto geral da casa. A paleta de materiais é intencionalmente mínima, apresentando janelas de madeira reformadas da casa anterior do cliente, piso de pedra Kota com acabamento polido, tetos de concreto expostos e um tramado de tijolos nas laterais.
O tramado de tijolos, com floreiras embutidas, funciona como uma proteção contra o sol forte do sul. Este design multifuncional ajuda a manter um microclima fresco dentro de casa ao longo do ano. O projeto reflete também as memórias nostálgicas da infância do cliente reutilizando pedra basáltica preta da antiga casa e incorporando paredes e tramados de tijolos. Essa materialidade também se integra perfeitamente com a arquitetura vernacular vizinha, homenageando o passado.
Abaixo estão algumas vantagens do tramado de tijolos:
- Reduz as temperaturas da superfície através do processo de resfriamento evaporativo.
- Resfria a temperatura do ar local.
- Purifica o ar, promovendo ambientes mais limpos e frescos.
- Ajuda na absorção de dióxido de carbono da atmosfera.
- Absorve e diminui os níveis de ruído.
- Protege visualmente, criando uma sensação de privacidade e tranquilidade para residentes e transeuntes.
- Oferece possibilidades para ocupantes e transeuntes observarem e vivenciarem as mudanças sazonais, promovendo uma conexão mais profunda com a natureza e mantendo a biodiversidade, atraindo muitos pássaros, borboletas, etc.