-
Arquitetos: atelier zhuihe
- Área: 70 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:WM STUDIO
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado no Distrito Jinshui, em Zhengzhou, na Província de Henan, China. A loja, localizada no nível da rua, fica a 100 metros a leste da interseção das ruas East Agricultural e Ruyi. A loja original, com mais de dez anos de operação, teve que consolidar seus três vãos adjacentes em um único espaço para reduzir os custos fixos devido às condições econômicas. Portanto, o principal desafio do design foi mostrar de forma eficaz a quantidade de roupas penduradas em um espaço reduzido, que antes exigia três salas separadas, e ao mesmo tempo adaptar-se às características deste espaço longo e estreito.
A loja é um espaço longitudinal, com quatro metros de largura e vinte metros de comprimento, tendo uma fachada estreita e um interior profundo. Ao contrário das lojas de rua, ela não possui vitrine externa. O projeto aproveita a profundidade do espaço e o espaçamento das colunas para dividir o ambiente em três áreas menores: duas triangulares e uma semicircular. Essas divisões permitem estender a área disponível para pendurar roupas usando linhas dobradas e arcos, aumentando a superfície de exibição. O espaço restante, onde o novo sistema de estrutura de madeira se encontra com a parede original do edifício, é utilizado para provadores e armazenamento.
As colunas de sustentação ao lado da entrada principal fazem com que a porta seja grande de um lado e pequena do outro. O projeto busca equilibrar a entrada usando o lado grande como vitrine, que se projeta do interior para o exterior em forma de diamante. O lado pequeno se estende para dentro ao longo das bordas dobradas da janela, formando um ângulo com a área de exibição triangular e dividindo o espaço à direita da loja original em duas partes: uma interna e uma externa. Isso alonga o caminho do cliente ao entrar na loja. Transformar parte do espaço interno em área externa aumenta a variação e a profundidade da fachada, além de responder de forma adequada à entrada da loja na rua.
A estrutura irregular de painéis de madeira dentro do espaço retangular redefine a escala do ambiente, altera a percepção do espaço original, que era monótono e uniforme, e transforma a maneira como o espaço é utilizado para maximizar sua eficiência.
A equipe de projeto trabalhou com a equipe de construção para criar um modelo em escala real (1:1) na fábrica. Esse modelo foi usado para verificar a altura, espessura, largura e proporções da estrutura de madeira. Após garantir que tudo estava correto, o modelo foi transportado para o local e montado.