-
Arquitetos: Lucila Dib, Luis Canepa Arquitetos
- Área: 123 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Guilherme Pucci
-
Fabricantes: Antigas de família, Antigo de Família, Botteh, Cadeira São Paulo, Calha umida, Cristina Canepa, DPT Design, Deca, Electrolux, Eram da minha avó do interior de SP, Fernando Jaeger, Futon Company, Idea Store, InterLight, Linho, Look Esquadrias, Luis Canepa, Mesa saarinen, Móvel antigo de família adaptado, Nakawe Tecidos, +8
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um apartamento em um edifício da década de 70 localizado no bairro de Pinheiros, São Paulo. Originalmente composto por três quartos e dois banheiros, cozinha separada da sala e por ser um apartamento de primeiro andar possuía uma área externa que acomodava área de serviços e quarto de serviços além de uma área descoberta. No projeto, optou-se por transformar dois quartos dos três quartos em uma suíte com closet. O lavatório, com duas cubas e espelho, foi disposto dentro do closet. O banheiro fechado foi projetado com vaso sanitário e dois chuveiros, permitindo o uso simultâneo das pias e do banheiro por mais de uma pessoa.
O segundo quarto foi adaptado para servir como escritório ou eventualmente como outro dormitório, enquanto o segundo banheiro passou por uma reforma para uma disposição mais adequada. A lavanderia foi instalada onde anteriormente ficava o quarto de serviço. A antiga área externa, que acomodava a lavanderia, foi fechada com portas de vidro de correr para acomodar a cozinha. A bancada de trabalho está posicionada junto às portas de correr, permitindo a abertura para integrar a cozinha ao terraço, utilizando tanto a bancada da cozinha quanto a do terraço. No terraço descoberto, foi projetado um pergolado em serralheria, espaçado para proporcionar privacidade sem bloquear a luz natural. Na parede oposta à cozinha, foi instalada uma parede verde. As paredes que separavam a antiga cozinha foram demolidas, criando um espaço aberto em forma de "L" entre a sala de estar e a cozinha. O lavabo foi integrado discretamente na marcenaria da cozinha, onde antes ficava o banheiro de serviço. Uma parede curva suaviza a transição entre os ambientes e oferece mais visões para a parede verde do terraço.
O piso de taco de peroba foi restaurado em todo o apartamento. Para a área da cozinha e da sala de jantar, foi utilizado o mesmo tipo de madeira para criar uma integração harmoniosa dos espaços. O forro da cozinha e da sala de jantar foi feito em madeira Tauari, com um pé-direito mais baixo e acolhedor. Na sala de estar, buscando um contraste entre acabamentos refinados e um toque rústico, a laje foi deixada com concreto aparente e pé-direito mais alto.