-
Arquitetos: Estúdio BRA Arquitetura
- Área: 70 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Archicad
Descrição enviada pela equipe de projeto. Recebemos o convite para projetar um apartamento no arborizado bairro dos Jardins, em São Paulo - SP.
O edifício fica situado na divisa com o bairro Jardim Europa. Bairro de residências baixas e muitas árvores, com gabarito de altura tombado. Garantindo a vista desimpedida de outros edifícios. Das janelas laterais só se vê a copa das árvores por alguns quilometros.
Ao entrar no apartamento, percebe-se o móvel-bar, que além de um ótimo local para expor a coleção de garrafas alcoólicas, também serve ao morador para deixar objetos pessoais como chaves e carteira. O nicho deste móvel é marcado por uma pedra natural de tonalidade verde. O móvel não para por aí, ele também esconde o lavabo no mesmo painel de marcenaria, mimetizando a porta no acabamento branco e puxador em cava do mesmo material. O lavabo foi idealizado inteiramente no mesmo material: concreto pré-fabricado com delicados pedriscos brancos. Bancada, parede e piso recebem essa aplicação.
A cozinha foi entregue pela construtora sem fechamento vertical, e a mantivemos assim, suprindo uma das principais demandas do morador: o desejo de cozinhar numa ilha marcante enquanto conversa com os amigos e familiares ao apreciar a vista distante do horizonte ao fundo. A ilha foi idealizada na pedra basaltina e se tornou um elemento marcante no apartamento: um monolito escuro e puro, que com seu peso delimita sensorialmente os usos da cozinha e sala de estar. A marcenaria da cozinha, painel de televisão, espaço do café e vinho, foram executados em lâmina de madeira, todos simulando caixas. Essa sensação de polígonos é acentuada pela mesma altura de todos esses painéis de madeira. O abre e fecha do painel da varanda, gera flexibilidade ao layout. Varanda essa que foi integrada com a sala de estar, virando um ambiente só. Essa sensação é potencializada pelo mesmo material do piso em todos os ambientes, a madeira carvalho europeu.
Na suíte do morador, marcamos a marcenaria em dois acabamentos distintos, sendo: a lâmina de madeira natural indo do piso até 1m de altura, e acima disso a laca fosca branca. Trazendo o conforto ao espaço de dormir.
Por fim, o banheiro recebeu peças de revestimento sintético de grande formato e detalhes de acabamento minimalista, como por exemplo perfis embutidos e linhas de metais contemporâneas.