-
Arquitetos: Edition Office
- Ano: 2023
-
Fotografias:Tasha Tylee
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Rua Nápoles é uma moradia pequena totalmente envolta por revestimentos de tijolos. A casa se volta para dentro, em torno de um jardim central ao ar livre e utilizando as formas do telhado ondulado e dobrado para direcionar as vistas, fazendo com que apenas o céu e as árvores vizinhas sejam encontradas de dentro da casa. Internamente, a casa forma sua própria relação íntima com o contexto da luz, sol e mudança sazonal.
Um lar para três gerações de uma família: nossos clientes, seus filhos e os idosos, pais de nossos clientes. Os dois quartos principais para os idosos da família estão localizados em cantos opostos da casa e são refletidos pelas formas alternadas do telhado que se elevam e caem em extremidades alternadas e opostas. Espacialmente, isso é experimentado como um ciclo de formas que sobem e descem, como uma mudança cíclica, enquanto seus ocupantes circulam ao redor do pátio central. Externamente, a casa apresenta uma pele uniforme de tijolos que envolve as paredes externas, as formas de telhado dobradas e inclinadas, e dentro do pátio central. Este material singular apresenta a casa como um sólido esculpido, imitando formalmente o diagrama urbano dos telhados inclinados das casas do período entre guerras do bairro.
Internamente, os pisos são de concreto polido, enquanto todas as paredes e móveis dentro dos cômodos sociais da casa são revestidos com compensado. Os forros ondulantes, definindo os espaços compartilhados principais para cozinhar, comer e descansar, são pintados com um cinza suave, destacando o jogo de luz e sombras através dos planos precisamente dobrados. Os quartos são revestidos com esta paleta cinza, tornando-se uma arena para o jogo de sombras suaves dos jardins.
Em contraste com a nitidez do exterior, os interiores são ricos em textura, definidos por paredes revestidas de madeira com acabamento em cera e tetos que se elevam até as alturas definidas pelo telhado inclinado, proporcionando momentos de generosidade e surpresa às áreas de convivência compartilhadas. Os tijolos foram todos obtidos como Carbono Neutro e têm uma longa vida útil, permitindo que a casa comece com uma pequena pegada de carbono e permaneça no lugar por muitas gerações. O compensado de origem australiana para o revestimento das paredes é obtido de forma sustentável e local. A laje estrutural do piso foi polida para reduzir o custo e o uso adicional de material de acabamento.
O jardim central permite que o sol do norte penetre profundamente nos espaços de estar da casa durante o inverno, aquecendo passivamente a massa térmica dos pisos de concreto polido, permanecendo sombreados e frescos durante o verão. A casa é naturalmente ventilada através de muitas janelas e portas, permitindo a ventilação cruzada em todos os espaços através do pátio central.
Os quartos e banheiros para nossos clientes e seus filhos são posicionados na ala leste separada dos espaços sociais da casa por um corredor de entrada axial que conecta vistas e luz da entrada frontal ao jardim posterior da casa. Este corredor se espalha e passa pelos espaços de estar, cozinha e jantar voltados para o norte e continua circulando ao redor do jardim central até um salão mais isolado, que se abre novamente para o sol do norte através do generoso vazio do jardim no meio da casa. A casa se afasta das fronteiras leste e norte para permitir o acesso ao sol e às vistas de um majestoso eucalipto. Ao se afastar da fronteira lateral permite que um jardim cresça ao longo do tempo, criando uma barreira entre a casa vizinha.