-
Arquitetos: Architecture Lab Boum
- Área: 300 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Joel Moritz
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está voltada para o oeste, onde o rio flui lentamente, abraçando suavemente esta pequena cidade serena. O local se revela conforme se segue o caminho oculto ao lado da Escola Secundária Seojong, que parece ser um portal para outro mundo. A sudoeste, um muro de contenção de concreto, repleto de vegetação há mais de 20 anos, delimita o terreno.
"Acho que conseguirei ver o rio do segundo nível. Por favor, faça um terraço para o quarto das crianças no lado oeste do segundo andar," mencionou o cliente durante nossa primeira reunião. "Quero que a casa fique escura à noite. Não quero luzes no quintal, e não quero luzes dos meus vizinhos ao norte." Dessa forma, decidimos não instalar janelas no lado norte. Ao abrir a porta frontal, após passar pelo portal escuro feito de tijolos rústicos, o visitante é recebido pela luz brilhante de um pátio visível através da varanda de 7,7 metros de largura com beirais medindo 3,2 metros de profundidade.
"E podemos construir um muro que proteja o quintal da vista? Os vizinhos do lado leste são mais altos que nós." A casa ao lado está voltada para o sul, e precisávamos de uma solução de privacidade. Eu imaginei um muro que não servisse apenas como barreira, e sim algo mais integrado e funcional. O terraço dentro deste muro precisava ser um lugar onde as crianças pudessem sair e relaxar. As quatro irmãs, como no romance "Mulherzinhas" de Louisa May Alcott, (embora, neste caso, o pai delas chegue cedo em casa, ao contrário do pai na ficção que está lutando na Guerra Civil), poderiam ver a mãe no pátio e o rio a partir deste terraço.
Dessa forma, o pedido do cliente transformou o muro em mais do que apenas uma barreira; ele tornou-se um elemento de transição que mistura o chão e a parede, elevando-se em uma curva elíptica. Essa curva é experimentada no teto da sala de estar e em uma parede elevada no terraço. O volume desta curva também acomoda escadas, uma janela alta garantindo luz e um espaço abrigado antes de sair para o terraço. Um dia, as meninas se banharão ao sol neste "pequeno ninho", apoiando-se suavemente contra os tijolos curvados.