-
Arquitetos: John Ronan Architects
- Área: 7430 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:James Florio
-
Fabricantes: 9Wood, Alliance Glazing Technologies, Bricks Inc, Cain Millwork, Creative Panel Systems Inc., Just Rite Acoustics, Oldcastle Building Envelope, Terrazzo & Marble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Sede do Chicago Park District é um edifício de 7.400 metros quadrados composto por escritórios para a equipe e uma casa de campo de 1.600 metros quadrados com ginásio, salas fitness e clube, localizada em um novo parque de 7 hectares recuperado de um antigo terreno no bairro de Brighton Park, no lado sudoeste de Chicago. Assim como mais casas de campo históricas de Chicago, a sede está inserida no parque para criar uma presença dignificada e organizar o espaço do parque ao redor dela. O volume é projetado para fazer com que a equipe sinta como se estivesse trabalhando em um parque, em contato próximo com o público que serve.
O volume da sede possui dois andares e é circular em planta, uma forma icônica adequada para uma importante instituição cívica, com um caminho do parque que se estende por ele para delinear a casa de campo da sede (os arquitetos também projetaram o master plan do parque). O caminho do parque é informado pelo sistema de parques e avenidas de Frederick Law Olmsted para Chicago, no qual grandes parques são conectados por avenidas arborizadas. À medida que o caminho do parque intersecta o volume, ele se alarga para criar dois pátios ao ar livre que trazem luz e ventilação para o centro e criam um espaço de reunião, recreação e relaxamento ao ar livre para a equipe e os moradores do bairro.
O espaço de escritórios da sede (para 205 membros da equipe) é organizado em faixas alternadas de salas fechadas (escritórios, salas de reuniões) e áreas de escritório abertas para apoiar a colaboração e proporcionar flexibilidade futura. O espaço de escritórios do segundo nível se estende sobre a casa de campo permitindo vistas para o ginásio abaixo. A sala de descanso da equipe está situada no coração do segundo nível e faz fronteira com um pátio de um lado e o ginásio do outro, permitindo que a equipe do CPD assista a uma partida de basquete enquanto almoça, por exemplo. A equipe do CPD tem acesso direto à casa de campo através de uma escada e elevador conectados. Um terraço ao ar livre coberto no segundo nível, com vistas do parque adjacente e campos de jogo, oferece acesso direto da casa de campo abaixo e pode ser reservado para festas e eventos, ou usado como espaço de relaxamento ou reunião pela equipe do CPD.
A paleta de materiais inclui tijolos reutilizados, comuns em Chicago, provenientes de dois edifícios demolidos na região, para enraizar o projeto com a cultura local da construção e destacar o tema da recuperação para a comunidade. O perímetro é composto por vidro tingido de bronze em um sistema de envidraçamento unitizado, e telas de metal expandido com curvas em alumínio anodizado em champanhe que oferecem sombreamento solar para melhorar a eficiência energética e conferir ao volume uma aparência distinta. A edificação possui um sistema estrutural econômico de vigas de metal que se estendem entre paredes de alvenaria correndo em paralelo, e um sistema de telhado verde que mitiga o efeito de "ilha de calor" urbana. No interior, a madeira de freixo recuperada de árvores locais, afetadas pelo besouro esmeralda, é utilizada em móveis, revestimentos de parede e no piso do ginásio.