-
Arquitetos: BAMM ARCHITECTS
- Área: 160 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Mattia Zenesi
-
Fabricantes: Gaya Ceramics, Quadra
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta residência privada está localizado em um condomínio a apenas oito quilômetros ao sul de Ubud, Bali, cercado por campos de arroz, um riacho e uma selva. Os arquitetos se inspiraram na paisagem, criando um edifício que reflete os elementos tradicionais do local, mas com um toque moderno. O projeto inclui dois componentes arquitetônicos: um pavilhão que abriga as áreas comuns, como sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavanderia e banheiro para visitantes, e um edifício contemporâneo dedicado às áreas privadas, como quartos, estúdio e banheiros. Também há uma garagem coberta e um grande depósito.
A tipologia do pavilhão, aberta de todos os lados e coberta com um telhado inclinado, permite viver em contato direto com a natureza e assegura uma constante circulação de ar, o que é essencial em um país com altas temperaturas. A estrutura do telhado usa suportes verticais de aço pintado em forma de “T duplo” e vigas de madeira Bangkirai (uma madeira local). Todo o telhado é composto por caibros e painéis de madeira Bangkirai. Para a área de estar, foi criada uma grande prateleira de concreto sobre a qual são colocadas grandes almofadas. O piso do pavilhão é feito com “Cor Halus” cinza.
Os espaços funcionais são delimitados por poucas paredes que não chegam ao telhado, o que permite uma visão completa da cobertura. O edifício contemporâneo tem a forma de uma longa “faixa”. A construção foi feita com pilares e alvenaria de preenchimento, mas o acabamento externo usa pedras locais. Existem duas entradas separadas. No interior, há um quarto principal com closet, um estúdio, uma área de TV, uma cama extra e dois banheiros abertos. Estes banheiros proporcionam privacidade e exposição iguais, com chuveiros ao ar livre cercados por pedras.
O quarto principal está suspenso e é sustentado por uma viga de ferro. Uma grande janela oferece uma vista impressionante da selva. O jardim conecta os dois edifícios, e os caminhos de pedra delineiam as trilhas. Há uma piscina construída na parte inferior do terreno, acessível por uma escada de pedra. A piscina tem vista para a selva e o riacho.