-
Arquitetos: IR arquitectura
- Área: 180 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fernando Schapochnik
Descrição enviada pela equipe de projeto. Peaches Besares é a reforma e ampliação de uma propriedade no bairro de Saavedra, em Buenos Aires. Trata-se de um bairro com casas baixas e poucos prédios consolidados. Uma mistura de novos e antigos moradores que passam seus dias em torno de um dos parques mais ativos da cidade, localizado a algumas quadras de distância.
A edificação original era composta por duas unidades habitacionais de dois ambientes no térreo. Ela foi construída com a técnica clássica de alvenaria autoportante e teto abobadado, resultando em espaços limitados, fragmentados e com aberturas relativamente pequenas para a rua. A estratégia projetual visa aproveitar esses espaços, definidos em grande parte por suas próprias condições construtivas, e buscar amplitude espacial nos ambientes onde as condições de iluminação e ventilação são mais favoráveis.
Com essa estratégia, evita-se um grande esforço para criar essas condições. As áreas mais públicas e dinâmicas das moradias se desenvolvem nos andares superiores contidos em volumes simples que completam a esquina. A posição das caixas e sua condição material permitem gerar sequências de espaços com características diferentes.
As varandas são fechadas para o exterior com chapas microperfuradas, criando ambientes exteriores contidos e privados. As áreas de estar se relacionam diretamente com a rua através de janelas de diferentes tamanhos que geram privacidade graças à mesma chapa. As casas acabam sendo uma sequência de espaços conectados entre si, que assumem usos de acordo com suas condições naturais.
Toda a ampliação foi pré-fabricada graças às estruturas de aço. Elas foram montadas na obra aproveitando a estrutura existente, reforços metálicos pontuais e uma grande viga de transição que permite sustentar o balanço. Os detalhes de encontros entre partes, com as paredes e a construção existente, foram desenvolvidos de forma artesanal para manter um controle fino sobre as texturas e a neutralidade da ampliação.