O Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-RJ promove o Concurso Internacional para o Novo Centro Cultural Rio-África, da cidade do Rio de Janeiro. O concurso consiste em uma medida de ação afirmativa que fortalece e concretiza o princípio da igualdade em nossa sociedade, promovendo a reparação histórica e a inclusão de profissionais, cujo propósito é proporcionar o acesso para arquitetas e arquitetos negros, brasileiros e oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), às estruturas de reflexões acerca da propriedade histórica e do espaço.
O objetivo é selecionar as três melhores propostas para o estudo preliminar de arquitetura do Centro Cultural Rio-África, localizado na região da Pequena África. O intuito é ter ações que produzam e provoquem interpretações sobre a ancestralidade afro-diaspórica, a cultura, o passado e o futuro da região portuária.
Promovido pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos – CCPAR, vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro, e organizado pelo IAB-RJ, o concurso está aberto exclusivamente a participação de pessoas arquitetas e urbanistas pretas e pardas, naturais do Brasil ou africanos de língua oficial portuguesa com assento no Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP).
Ao todo, serão distribuídos R$105 mil, em proporção, aos três primeiros colocados e o grande vencedor será contratado para o desenvolvimento do projeto de mais de R$3 milhões.
O processo de julgamento, que terá como critério melhor conteúdo técnico e artístico, será auxiliado por uma Comissão Julgadora, composta por nove membros com notório conhecimento no assunto, indicada pelo organizador e pelo promotor do concurso.
O edital, o cronograma e outras informações podem ser acessadas no site do concurso.
Título
Concurso Internacional de Arquitetura para o Centro Cultural Rio-ÁfricaTipo
Envio de propostasOrganizadores
Prazo de inscrição
30 de Agosto de 2024 12:00 AMPrazo para envio
30 de Setembro de 2024 12:00 AM