- Área: 2800 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Ernest Theofilus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um novo espaço de gastronomia foi aberto em Seminyak, uma das áreas mais vibrantes de Bali, Indonésia. Sob a direção do renomado chef Joel Sijin Lim, este projeto compreende um café, restaurante e bar de coquetéis chamado '32do', 'Younghee' e 'SJ2.0'. O objetivo é capturar a essência de suas raízes coreanas e do ambiente indonésio através de experiências visuais e gustativas. O projeto é resultado de uma colaboração entre os escritórios de arquitetura indonésios Studio Terasu e FFFAAARRR, e o estúdio coreano stof. O café 32do e o restaurante Younghee são as primeiras partes deste projeto a serem reveladas.
Ao entrar na fachada minimalista e simétrica, os visitantes experimentam uma sequência de espaços em um terreno estreito e alongado de aproximadamente 3.000 metros quadrados. Com base no conceito de "novidade relativa", a stof. busca expressar a expansão sensorial que a marca oferece incorporando as quatro paisagens sazonais do Leste Asiático (uma experiência exótica na Indonésia) e as formas em constante mudança da água, um elemento familiar nesta ilha, fazendo com que pareça novo. Cada espaço, oferecendo diferentes serviços, reflete as imagens das estações do ano - [monção de verão], [lago de outono], [caverna de gelo no inverno] - permitindo que os visitantes experimentem os ciclos e percebam toda a jornada como uma experiência coesa.
O primeiro espaço encontrado após passar por um corredor estreito é o '32do', incorporando as imagens da primavera e do verão. Ele começa com água parada que surge silenciosamente de algum lugar, marcando o início de uma jornada rumo ao vale do verão. A luz natural que entra pelo vitral e os pés-direitos altos expõem uma fachada rica, criando uma impressão dinâmica e brilhante. O granilite de formas irregulares e as plantas ao redor transmitem a imagem vibrante do verão. Cada nível serve a uma função única, como torrefação e chocolateria, que estão estruturalmente conectadas para fornecer diversos serviços como uma paisagem única. Entrando no espaço e seguindo o som da água, os visitantes encontram a "chuva de verão" feita a partir de várias correntes de chuva no ambiente vazio. Cruzar uma ponte de madeira ou subir as escadas permite uma experiência direta da estação.
Seguindo o percurso fora do volume, passando por '32do', a silhueta do 'Younghee' pode ser vista através de várias árvores. Cruzando uma porta de cobre, ao lado de uma pequena recepção no final do caminho, a paisagem de outono se desdobra. Este espaço, projetado para se assemelhar a vista de um lago de outono, oferece um lugar para hospitalidade calorosa, comida e comunicação com chefs em uma atmosfera calma. Módulos de cobre inspirados em folhas flutuando na água e divisórias em forma de bambu ajudam a imergir os visitantes na paisagem imaginada. Além disso, o tecido de linho tradicional em tons de vermelho, as paredes de pedra e a luz natural filtrada poeticamente expressam as mudanças sazonais.
O Studio Terasu, FFFAAARRR e stof estão finalizando os trabalhos para a abertura do último espaço, SJ2.0, que completará a jornada com uma paisagem de inverno exótica.