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Arquitetos: uapS
- Área: 51875 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:Filip Dujardin, Géraldine Millo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Saint-Ouen, Setor D da Vila dos Atletas, conhecido como "Les Quinconces" devido ao seu layout urbano único, possui 13 edifícios em tons pastéis ao longo do rio Sena. Essas estruturas, construídas em uma base, irão hospedar quase 3.000 atletas durante o verão de 2024. Após os Jogos Olímpicos, esta área está programada para se transformar em um bairro que promove diversidade social e emprego. A base abrigará diversas atividades, incluindo o Clube Social de Esportes, um centro cultural e esportivo aberto ao público. O empreendimento contará com 643 unidades habitacionais, divididas em 239 para aquisição, 95 para aluguel social, 100 para aluguel intermediário, uma residência estudantil e uma residência social para pessoas com deficiência. O projeto, parte do plano urbano de Dominique Perrault, foi feito por uma equipe de arquitetos, paisagistas, empresas de engenharia e artistas, coordenados pelo escritório UAPS, que também projetou a base e quatro edifícios. O UAPS visava introduzir princípios de semelhança e variação nos elementos arquitetônicos, garantindo coerência estética e permitindo nuances distintas entre os edifícios.
Topografia e Espaço - Les Quinconces está situada em um terreno com uma inclinação de 12 metros das docas do Sena até a Rua Saint-Denis. A base absorve essas variações, criando uma plataforma flutuante para os edifícios residenciais. Os espaços interiores da base voltados para o Sena são projetados para atividades em escala metropolitana, enquanto os voltados para a Rua Saint-Denis são adequados para lojas locais. Essa integração de topografia, espaço e programa garante harmonia funcional e estética.
Estrutura e Envoltório - Para cumprir os objetivos de descarbonização da construção, as fachadas apresentam painéis de madeira pré-fabricados. Esses elementos são montados no local em uma estrutura de madeira para edifícios de até seis andares e em uma estrutura de concreto de baixo carbono para aqueles de até dez andares. Esse sistema de construção implica certas restrições arquitetônicas, como a sobreposição horizontal de painéis de fachada e a definição do envoltório como um elemento independente com sua materialidade.
Materialidade e Cores - A cerâmica, em várias formas, como peças planas, arredondadas, triangulares ou no formato tradicional, foi escolhida para adornar as fachadas de madeira. Ao lado de revestimentos minerais, essa materialidade traz unidade estética aos edifícios. A base apresenta uma parede de gabião preenchida com resíduos da fabricação das peças de cerâmica, se estendendo por mais de 200 metros ao longo da Rua Agnès Varda. Essa parede envolve as fachadas das salas técnicas, incorporando a filosofia do projeto de reutilização de materiais, enquanto reflete as cores do envoltório arquitetônico, inspiradas na pintura "Evidence" de Philip Guston.