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Arquitetos: Neri&Hu Design and Research Office
- Área: 156 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:Runzi Zhu
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Fabricantes: Emeco, HAY
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Columbia Circle de Xangai começou como um clube de campo para expatriados na década de 1920. Na década de 1950, transformou-se em um parque industrial com a construção de 11 novos edifícios. Em 2016, foi renovado pelo OMA e se tornou um vibrante centro multifuncional, sendo agora um dos projetos de regeneração urbana mais bem-sucedidos de Xangai. Na parte sul do Columbia Circle, onde o foco é em espaços culturais públicos, a Blue Bottle Coffee contratou Neri&Hu para criar um café que reflita o valor da marca em promover a cultura comunitária, incentivando as pessoas a se conectar e trocar ideias enquanto tomam café.
A Neri&Hu criou um ambiente que transmite uma sensação de “lar,” para refletir a experiência de viver em um local onde o entorno está sempre mudando com o ritmo acelerado da cidade.
Como Rachel Whiteread argumenta em seu trabalho "a conexão entre a ausência arquitetônica e a memória," a forma negativa de um edifício que já existiu pode servir como uma representação visual de "vestígios" que evocam sentimentos de apego ao lar. A Neri&Hu usa uma forma branca suspensa que imita a forma negativa de um telhado típico, como se um molde tivesse sido usado para criar uma casa no local, incluindo marcas das linhas de drenagem do telhado em sua superfície.
Abaixo, uma superfície contínua feita de tijolos de barro reciclados e gesso revela uma casa cujos acabamentos foram removidos, mostrando apenas os contornos da planta do edifício e as marcas na superfície e na fachada vizinha. Embora o edifício não esteja mais visível fisicamente, as marcas que ele deixou em nossas memórias, individuais ou coletivas, evocam sentimentos de nostalgia e lembrança.
Mesmo sem a casa fisicamente presente, as pessoas ainda podem sentir a proteção do telhado quando estão sob a forma negativa das beiradas. O balcão de café e a plataforma multifuncional estão localizados sob a estrutura branca. Ao entrar no espaço principal, os visitantes podem escolher produtos e esperar na fila para fazer seus pedidos ao lado da área de exibição de mercadorias. Eles também podem folhear livros e, finalmente, se sentar no chão para aproveitar uma xícara de café.
O piso multifuncional ocupa o centro da área, criando um fluxo circular, com mesas e cadeiras dispostas ao redor. O foco central é a ausência da casa, e essa “impressão” convida os visitantes a se reunirem como uma comunidade para participar dos rituais diários e aproveitar novas oportunidades de encontros e socializações.