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Arquitetos: Carolina Penna Arquitetos
- Área: 10000 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Guilherme Pucci
(re) construindo narrativas
A relação entre o passado e o presente celebra a história desse edifício e promove um novo ambiente de aprendizado sustentável e inspirador.
O projeto consiste na reforma e ampliação de um edifício construído em 1968, originalmente destinado ao Ginásio Vocacional da Vila de Santa Maria. Os Ginásios Vocacionais foram escolas públicas que integraram um projeto experimental de educação no Estado de São Paulo entre 1961 e 1970, com unidades em seis municípios, incluindo São Caetano do Sul.
A proposta dos ginásios vocacionais visava uma formação centrada no aluno, incentivando-o a pensar e atuar criticamente na sua realidade social por meio de experiências práticas e interdisciplinares. Foi um modelo bem progressista para a época, mas foi cancelado no início da ditadura militar.
Refletir sobre a preservação do patrimônio revela não apenas o que valorizamos, mas também o que escolhemos deixar para trás. Preservar locais como os Ginásios Vocacionais vai além da conservação arquitetônica; é uma afirmação política sobre o que consideramos significativo em nossa história coletiva. Além disso, optar por preservar e requalificar a edificação é uma ação sustentável, pois contribui na preservação de recurso naturais, uma vez que reduz o desperdício e a geração de resíduos ao maximizar o uso de materiais e infraestrutura existentes.
O conceito fundamental do projeto foi honrar a memória e o legado dos Ginásios Vocacionais, incorporando, ao mesmo tempo, as demandas contemporâneas em pedagogia e tecnologia. Para equilibrar o passado e o presente, diferenciamos a materialidade entre a estrutura original e as novas adições. Elementos como estruturas metálicas, policarbonato e vidro foram introduzidos, contrastando com a solidez do concreto do edifício original.
O cliente determinou que o prédio abrigaria duas escolas públicas: uma de educação infantil e outra de ensino fundamental. Embora possuam administrações e funcionamentos separados, o projeto promove uma integração dinâmica entre as duas escolas. O objetivo é potencializar as infraestruturas existentes e fomentar a socialização entre crianças de idades diferentes, promovendo habilidades sociais como empatia e cooperação, além de estimular criatividade e comunicação em um ambiente de aprendizado inclusivo.
Para alcançar esse objetivo, reorganizamos a setorização do edifício, garantindo que cada escola pudesse operar de forma independente, mas compartilhando espaços como áreas esportivas, externas, de convivência e de brincadeira. No pavimento térreo, concentram-se áreas de uso coletivo e convivência, como o pátio, auditório, estúdio de dança e música, e biblioteca. O pavimento superior abriga os ambientes de aprendizagem do ensino fundamental: salas de aula, sala de coordenação, estúdios multiuso e sala de apoio educacional. No pavimento inferior, está a escola de educação infantil, com acesso facilitado às áreas verdes e esportivas. Na área externa, há o playground, jardins, horta e três quadras esportivas, sendo uma transformada em um ginásio coberto.
A integração dos espaços se materializou na ampliação da transparência e iluminação natural. Trouxemos luz para o interior do edifício por meio de aberturas zenitais nos corredores das salas de aula, nova caixilharia com vidro do piso ao teto para os pátios e áreas de convívio do térreo, e passarelas.
A relação entre o passado e o presente celebra a história desse edifício e promove um novo ambiente de aprendizado sustentável e inspirador.