-
Arquitetos: aflalo/gasperini arquitetos
- Área: 36616 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Pedro Mascaro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em um terreno que ocupa metade de um quarteirão e com acesso por três ruas distintas - Rua Professor Atílio Inocenti, Av. Horácio Lafer e Av. Faria Lima -, o edifício Bosco Corporate desponta como símbolo de um novo conceito para empreendimentos corporativos.
O térreo do edifício foi concebido como um espaço aberto, sem muros ou gradis, com fachadas ativas que abrigam lojas e restaurantes, promovendo assim a interação e a conexão com o entorno urbano. Com 16 pavimentos e 850m² de laje por pavimento, a torre única apresenta 4,68m de piso a piso, proporcionando espaços amplos e arejados para seus usuários.
Uma das características mais distintivas deste projeto é a presença de bosques de 110m² com pé direito duplo em todos os andares. Esses espaços foram concebidos em um arranjo em espiral em torno do núcleo central do edifício, que abriga os elevadores e escadas. Com uma área total de 1760m² de bosque verticalizado, essa abordagem inovadora proporciona ambientes revigorantes em plena av. Faria Lima, pois a massa arbórea atua como isolante térmico, barreira acústica e gera um microclima agradável aos espaços internos da torre, trazendo uma nova experiência no jeito de trabalhar.
Para viabilizar tal diretriz no projeto arquitetônico, o empreendimento se beneficia da Lei de Terraços, alocando 5% da área do terreno para jardins suspensos. Esses espaços foram projetados com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos ocupantes, oferecendo até mesmo a oportunidade de caminhar descalço em meio a uma mata densa, dando continuidade para a massa arbórea existente nos lotes de entorno ao terreno.
Do equilíbrio entre o espaço construído e a natureza, nasce a harmonia que proporciona o bem-estar das pessoas. Desde o início do projeto, o Grupo G4M, investidor e proprietário do empreendimento, compartilhou a visão de adotar soluções pautadas na bioarquitetura, demonstrando assim um compromisso mútuo com a promoção de ambientes sustentáveis e saudáveis. O projeto de paisagismo, fruto de uma colaboração entre Soma Arquitetos e Cardim Arquitetura, foi desenvolvido de forma cuidadosa e meticulosa.
Durante o processo de projeto, o cliente participou ativamente, propondo a realização de um mockup do bosque na escala 1:1, possibilitando assim um teste sensorial das dimensões e escala do ambiente natural presente em todos os andares do edifício. Essa abordagem colaborativa e orientada para o usuário contribuiu significativamente para o sucesso e a excelência do projeto como um todo.
“O processo criativo floresce de maneira excepcional quando o cliente compartilha da mesma visão de excelência e comprometimento com a inovação e a sustentabilidade. Durante o processo projetual, o grupo G4M se mostrou aberto a explorar novas ideias e as possibilidades se ampliaram. Essa colaboração próxima permitiu que o projeto se desenvolvesse de maneira orgânica, resultando em soluções inéditas”, destaca Grazzieli Gomes Rocha, sócia diretora do aflalo/gasperini arquitetos.
O edifício Bosco Corporate é um marco de inovação e comprometimento com a sustentabilidade, tendo como foco central a integração do ambiente construído com a natureza. O projeto, reconhecido pelo Green Building Council (GBC), atingiu uma pontuação notável de 85 pontos, garantindo assim a certificação LEED Platinum, que requer um mínimo de 80 pontos para sua obtenção; esse fator chancela os princípios da bioarquitetura buscados ao longo do processo criativo do projeto.