-
Arquitetos: Basi Atelier
- Área: 105 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nguyen Dao Thu Linh
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca Kafka foi construída com um simples desejo: aproximar os livros da população de Basi, uma pequena cidade nos arredores de Tra Vinh, onde “estudar” é uma palavra incomum, e “ler” é ainda mais estranho. Por esse motivo, ao contrário de outras bibliotecas em que os livros são mantidos em um ambiente fechado e tratados com cuidado para serem preservados, a Biblioteca Kafka foi projetada com o máximo de conforto para os leitores, permitindo que todos conheçam os livros em seu habitat mais natural.
A biblioteca fica em um jardim sempre verde nos subúrbios da cidade de Tra Vinh. Com um toque de laranja em toda a sua fachada externa, o edifício é fácil de ser visto de longe e se equilibra com a vegetação dos arredores.
O prédio é composto por três blocos. O maior bloco, onde todos os livros são armazenados, é a área de leitura principal, que também pode ser usada para atividades comunitárias. Dois blocos menores adjacentes ao principal incluem uma despensa, cozinha, banheiro e dois pequenos cômodos para qualquer pessoa que queira experimentar a experiência de viver em uma biblioteca.
Construída com princípios de preservação da natureza, muitos elementos da Biblioteca Kafka foram criados a partir de materiais reciclados. Todo o sistema de portas e janelas do edifício foi adquirido em Tra Vinh; as telhas usadas no telhado da biblioteca foram coletadas de outros edifícios na região e lavadas à mão com a ajuda de voluntários; a escada de madeira no bloco principal foi coletada da demontagem de uma casa próxima. Durante o dia, toda a biblioteca é iluminada naturalmente graças ao teto transparente e às janelas em todas as fachadas. Além disso, a atmosfera dentro da biblioteca é sempre fresca com a ajuda de um lago de lótus no pátio da frente e das árvores que o cercam.
Os arquitetos desejam que todos que venham a esse lugar possam experimentar um espaço de leitura dinâmico - no qual os livros não sejam a única coisa a ser “lida”, mas também a natureza, por meio da rusticidade dos materiais, do ar que flui pelo edifício e da luz do sol que dança nas prateleiras. A Biblioteca Kafka foi concluída e comprada para ser usada no verão de 2023, com a ajuda de trabalhadores locais da Kh'mer e voluntários do mundo todo.