-
Arquitetos: SAU | Studio Arquitetura Urbanismo
- Área: 1050 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Deca, Design Corrimão, Gaiotto, Gerdau, Imperlar, Jmar, Mekal, Multifer, Portobello, REKA, Sodré Vidros, Votuparim, West Pisos, XSOL
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em um terreno com formato excêntrico e uma porção em declive acentuado, a Casa VR sugeriu a criação de um platô 2,50m acima do nível da rua, um térreo elevado que organiza os fluxos e a partir do qual se estrutura todo o funcionamento da residência. Esta laje praticamente livre é o partido deste projeto. O térreo, inteiramente liberado de paredes apoia-se em um muro de pedra de gabião e tem interior e exterior integrados em nível conformando uma espécie de praça de convívio e eventos.
A casa, projetada para um cozinheiro, presta-se ao lazer da família, mas também à realização de pequenos eventos gastronômicos. Tem seus dormitórios orientados para o sol da manhã, com uma varanda contínua que os conecta e protege do sol mais forte através de um sistema de painéis ripados de correr que filtram a luz com flexibilidade e dão identidade à linguagem arquitetônica da casa. Por fim, há um deck de estar e meditação na cobertura, ladeado por um jardim, com uma vista desobstruída para a reserva de proteção ambiental vizinha.
Os materiais utilizados na casa são empregados de forma honesta, com o sistema estrutural exposto de forma a não esconder sua função. Vigas metálicas, elementos de concreto, muros de pedra. Em suma, trata-se de uma casa de arquitetura contemporânea, que emprega técnicas construtivas do seu tempo e sua época, não estando vinculada a nenhuma determinação estilística.