Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Kalarigram está localizada nos arredores de Auroville, Índia, dentro de um terreno que abriga uma escola Kalari de artes marciais e um centro de tratamento. Foi projetada para o mestre Kalari, sua família e convidados que participam de vários eventos e workshops. As exigências do cliente enfatizaram a criação de um espaço multifuncional que integra elementos tradicionais e vernáculo local com padrões de vida contemporâneos.
Dado o ambiente ativo ao redor da casa, incluindo a escola e a clínica, o principal objetivo do projeto foi melhorar a privacidade orientando o volume para dentro. Essa abordagem levou à criação de um pátio central, que serve como ponto focal da casa. Espaços abertos adjacentes ao pátio podem ser adaptados para áreas de convivência informal, apresentações de arte e música, workshops e outras atividades. O pátio também desempenha um papel crucial na entrada de luz natural e na regulação do microclima dentro da casa.
O projeto destinou espaços formais e fechados apenas para os oito quartos, enquanto ambientes como a sala de estar, área de jantar e cozinha foram dispostos ao redor do pátio. Essa disposição promove uma sensação de abertura, conectividade e interação social entre os moradores e convidados. As principais atividades de culinária são centralizadas em um bloco maior fora da casa; portanto, uma cozinha menor é criada internamente para tarefas culinárias mais leves.
Os quartos apresentam grandes janelas com tramados de tijolo no exterior. Estes garantem privacidade em relação às atividades ao redor da casa, facilitam a ventilação natural e o resfriamento durante o verão, além disso, lançam padrões intricados de luz que aumentam o apelo estético dos espaços ao mesmo tempo em que protegem contra o intenso sol de verão. Esses jalis de tijolo conferem à casa um caráter distintivo como sua pele exterior. Eles adicionam um toque tradicional e elegante, muitas vezes misturando herança cultural com estética contemporânea.
Um terraço aberto para festas noturnas é acessado por dentro da casa e também independentemente pela escada em espiral que leva ao último andar, o qual inclui um sótão com cobertura de telhas de barro. Este espaço do sótão serve para múltiplas funções, atuando principalmente como uma área versátil para workshops e reuniões. Além disso, ele serve como uma barreira contra infiltração de água e calor excessivo do sol, protegendo assim os quartos abaixo.
A estrutura arquitetônica em torno do pátio é experimental, mesclando pilares de pedra tradicionais com uma base robusta de concreto e vigas para sustentar as lajes. O resto da casa utiliza tijolos de origem local, inicialmente considerados com defeitos de fabricação, distinguindo-se pelo padrão de sua superfície. Essa caraterística única foi abraçada para conferir uma atmosfera distinta à residência, complementada por acabamentos de cimento aparente, ferro fundido e madeira, alcançando a estética bruta e qualidade atemporal idealizada desde o início deste projeto.