-
Arquitetos: VVAA studio
- Área: 250 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Marta Vidal
-
Fabricantes: Baldocer, Mapei, NF Cuines, Rectangular, Strugal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é desenvolvido em um antigo galpão entre paredes laterais. Ao longo dos anos, o espaço foi utilizado para diferentes finalidades, como armazenamento para uma empresa de bebidas de uma família e um negócio de impressão.
Viver nesse espaço envolvia respeitar e valorizar a atmosfera que ele transmite, preservando a estrutura única do telhado e das colunas de tijolo, e ao mesmo tempo criando uma conexão estreita entre os novos espaços internos e o pátio externo. Com essas prioridades, o projeto habitacional foi organizado de forma bem aberta e fluida, garantindo privacidade onde necessário e usando divisórias mínimas para separar os ambientes.
Os quartos estão localizados na área próxima à entrada, de forma compacta, e abrigam a escada que leva à área central do andar. No centro do espaço, a área de entrada é organizada com armários embutidos nas paredes e a sala de jantar, que tem a altura limitada pelo mezanino de madeira de pinho no segundo nível.
Nesta área central, em formato de ilha, está o núcleo dos banheiros, que separa a cozinha e a sala de estar dos quartos, garantindo privacidade para os quartos e criando um espaço de lavanderia e despensa em um amplo corredor equipado. Em uma terceira área, separada apenas pelo volume do banheiro, estão organizados a cozinha com uma ilha e a sala de estar com uma lareira a lenha, ambas em um espaço com pé-direito duplo. Esse espaço se abre para a quarta e última área do andar, que inclui um terraço externo.
A materialidade do projeto é mantida o mais simples possível. Os novos elementos são metálicos (pretos), de madeira ou em tons de bege/branco, criando um fundo neutro que destaca naturalmente os elementos de pedra e tijolo existentes.