-
Arquitetos: YIIIE Architects
- Área: 52 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Jialing Li
Descrição enviada pela equipe de projeto. O CPI W-18b é um edifício recém-construído à beira do lago, localizado no complexo comercial CPI em Luxe Lake, Chengdu. Ele serve como espaço de exposição para equipamentos de atividades aquáticas, operado em conjunto pela Badmarket e MRS.
O proprietário sugeriu que o projeto arquitetônico deveria facilitar o desenvolvimento sustentável no contexto comercial e atender às demandas do público. Portanto, aproveitamos a oportunidade para discutir a relação entre os espaços comerciais e os espaços públicos além da questão da sustentabilidade.
1) Espaço Público
O CPI conecta unidades independentes dispersas através de uma série de "espaços públicos." A comunidade fornece esses espaços, e acreditamos que as unidades comerciais também devem assumir parte dessa responsabilidade pública. Se cada unidade mantiver seus limites estritamente, a comunidade será composta por segmentos isolados, desconectados e até mesmo conflitantes.
Portanto, abrimos o espaço para o entorno, criando novos cenários de uso que interagem com o exterior e apoiam atividades públicas. Criamos diferenças de altura para garantir que o interior e o exterior permaneçam separados, mas ainda abertos e interativos. Ampliamos ou cercamos espaços que se conectam com a natureza. Uma rede é colocada ao redor da grande árvore na entrada, permitindo que as folhas caídas formem um espaço de transição cinza, complementado por um balcão de bar para apoiar as atividades na área.
2) Materiais Estruturais Leves, Formas Espaciais Pesadas
Para liberar mais o espaço, adotamos a estratégia de usar materiais estruturais leves e formas espaciais robustas. O uso de materiais industriais leves permite reduzir os custos, acelerar a construção, aumentar a eficiência energética e criar uma atmosfera amigável na comunidade, com vigas e colunas de madeira.
3) Sustentabilidade:
Nosso objetivo é criar edifícios que percebam o presente e se adaptem às mudanças. As folhas caídas na rede fazem parte do processo e dos materiais, e o exterior do edifício muda conforme as estações. Os pavimentos se estendem do exterior para o interior, trazendo solo e pequenas flores e plantas para dentro. A fachada é composta por várias camadas: a camada externa, uma malha transparente, ajuda a economizar energia de maneira ecológica quando as temperaturas são adequadas; já a camada interna, com portas de vidro deslizantes, oferece isolamento e segurança.
Conclusão
Todas as formas de comércio têm um componente de espaço público, e os espaços públicos também ajudam nas atividades comerciais. Eles se beneficiam mutuamente. A questão é: "O espaço público urbano é criado ou negociado?" A negociação envolve concessões e trocas, e a sustentabilidade também é uma forma de adaptação às mudanças.