-
Arquitetos: Partisans
- Ano: 2023
-
Fotografias:Doublespace Photography
-
Fabricantes: Entuitive, Traditional Cut Stone Ltd., Verrage Glass
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos do PARTISANS criam materiais. Em seus primeiros projetos, esculpiram cedro para a Sauna Grotto, mesclaram mogno e CNC para o Bar Raval, até recentemente, em sua Casa Canvas, na qual trabalharam com pedreiros posicionando mais de 16.200 tijolos em um padrão personalizado em forma de "Voxel-Bond" reminiscente das pinturas de pontos do artista Larry Poons. Apenas alguns meses depois, em janeiro de 2024, Alex Josephson e sua equipe revelaram uma fachada de calcário fabricada digitalmente para a nova boutique da Rolex da Royal de Versailles em Toronto. "Pedra é patrimônio futuro", diz Josephson, "e está renascendo."
A loja da Rolex ocupa o térreo de um arranha-céu modernista ao longo da cobiçada rua comercial da cidade, a Bloor Street. A Royal de Versailles se associou aos PARTISANS para distinguir sua presença arquitetônica das outras boutiques sofisticadas que compõem o bairro mais glamoroso do Canadá. Conhecidos por projetos ambiciosos e pesquisa futurista, eles se uniram ao arquiteto italiano Arturo Tedeschi, aproveitando o design computacional e tecnologias de ponta para esta fachada.
Contra o aço do arranha-céu modernista, o calcário fabricado digitalmente - esculpido de forma fluída - oferece uma sobreposição magnética, uma sinfonia de textura, volume e glamour. O ritmo das colunas lembra os padrões da pulseira de um relógio. Cortes fluidos na pedra contrastam com a rigidez do edifício base, mas os dois se integram perfeitamente até os montantes da vitrine. À medida que os montantes descem pela parte exterior do arranha-céu, eles começam a se curvar lentamente em arcos sutis e graciosos que capturam a essência entre a estrutura existente e as geometrias distintas e contemporâneas.
Ian Pica-Limbaseanu, um dos arquitetos da PARTISANS, atribui o sucesso da fachada ao "calcário digital conectando sinuosamente o exterior existente e o novo interior." Ele acrescenta que "há momentos-chave (ou seja, onde a pedra encontra os montantes da fachada existente acima e onde a pedra encontra as vitrines de vidro arredondadas do interior) em que a precisão é fundamental. Cada elemento de pedra foi cortado através de digitalizações 3D do edifício existente. Os detalhes das janelas, especificamente, tinham uma grande demanda de requisitos a serem atendidos; não apenas precisavam encontrar a alvenaria exterior em locais precisos dentro de 1/4", mas também precisavam permitir uma manutenção fácil e um desempenho energético adequado para o que era, de outra forma, um olhar completamente sem precedentes para o envidraçamento da Bloor Street."
Além disso, na fachada leste, uma composição paramétrica em CNC é gravada no calcário. Esta composição é produzida por um design algorítmico desenvolvido em colaboração com o designer computacional Arturo Tedeschi. O resultado é um jogo harmonioso e inovador com materiais que capturam a essência da herança atemporal da Royal de Versailles e da Rolex. Tedeschi descreve a colaboração com os PARTISANS como "uma experiência notavelmente suave e produtiva, que permitiu uma troca de ideias perfeita." Ele acrescenta: "Os limites claros e precisos estabelecidos por PARTISANS garantiram que todas as nossas interações fossem focadas e eficazes, enquanto o profundo entendimento do valor da modelagem algorítmica aprimorou significativamente o projeto, nos permitindo transformar dados complexos em formas significativas.