-
Arquitetos: Moke Architecten
- Área: 250 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Thijs Wolzak, Robert Koelewijn
-
Fabricantes: Bluemink, Heko Spanten, Saint-Gobain, Willem Designvloeren
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Moke Architects, em colaboração com a la4sale, projetou uma casa de madeira em Muiden. A residência de trabalho e moradia dos dois fundadores da agência de paisagismo la4sale precisava ter uma aparência "paisagística," refletindo a natureza dos moradores. A casa apresenta uma estrutura de madeira visível, pérgulas, vistas panorâmicas e uma estufa no telhado. Projetada por Gianni Cito e os parceiros da la4sale, a casa está localizada diretamente atrás da duna do IJmeer, na nova área residencial próxima a Amsterdã. Os moradores queriam uma casa que permitisse apreciar a vista, mas também oferecesse a privacidade necessária. O projeto é dividido em uma casa frontal e uma casa traseira, deslocadas uma em relação à outra, uma ideia sugerida pelos próprios moradores.
Casa Ecológica feita de Madeira - A nova casa de moradia e trabalho dos dois designers, que têm um escritório de arquitetura paisagística, parece ter se integrado naturalmente ao ambiente. Com estrutura de madeira aparente, pérgulas, vistas panorâmicas e uma estufa no telhado, ela está localizada na antiga cidade portuária de Muiden, logo atrás da duna do IJmeer, perto de Amsterdã.
Casa de Trabalho e Moradia - Os moradores, que também são os clientes, queriam uma casa que aproveitasse ao máximo a bela vista do lago, ao mesmo tempo que oferecesse muita privacidade. A casa é dividida em uma parte frontal e uma traseira. A parte frontal se abre para o jardim e o IJmeer e contém a cozinha no térreo e a sala de estar no primeiro andar, com vista para o lago. A parte traseira é um volume mais fechado, com um espaço de trabalho no térreo e um quarto no andar superior. A parte frontal e a traseira formam dois volumes quadrados que foram afastados e conectados nos cantos por pérgulas. As pérgulas são estruturas de madeira com ripas ajustáveis, criando um espaço entre o interior e o exterior. Esse espaço é especial e proporciona uma transição gradual entre o interior e o espaço ao ar livre. As ripas podem ser ajustadas para oferecer uma vista desobstruída do IJmeer quando abertas ou garantir privacidade quando fechadas.
Materiais Naturais - A madeira é um elemento central na casa e está presente em todos os seus ambientes. As vigas de lariço laminado, o revestimento externo de fraké, o acabamento interno de álamo e os pisos de abeto-de-douglas proporcionam uma atmosfera suave e natural. A madeira praticamente não recebe tratamento. A parede de concreto no centro da casa também contribui para uma aparência natural. O padrão das ripas de madeira horizontais na forma de revestimento interage com a luz que entra pela estufa do telhado e ilumina a escada de aço flutuante.
A casa é sustentável em todos os aspectos. A estrutura de madeira armazena 23.846 quilos de CO2. O isolamento é feito com uma mistura de celulose, fibras de madeira e lã de ovelha. O telhado inclinado é coberto com musgo e gramíneas, que ajudam a armazenar água da chuva. O excesso de água é direcionado para o jardim frontal através de uma corrente. As células fotovoltaicas transparentes no telhado da estufa geram eletricidade. A estufa é um destaque especial: ela tem um ambiente semi-climático onde plantas e flores crescem e serve como uma extensão da casa e uma continuação verde da paisagem.