Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jovem casal com um bebê nos procurou o escritório Goiva Arquitetura para transformar uma residência na Vila Madalena, em São Paulo. O maior desejo era viver em um lar com área social convidativa e espaços externos amplos, algo que sentiam falta morando em apartamento, além de cozinha integrada, reforma completa do quarto do casal, um quarto para o filho, um escritório e um cômodo com acesso independente para uso como consultório de psicologia.
O projeto teve como objetivo principal a otimização dos três andares da casa, criando áreas de convivência acolhedoras e multifuncionais. No térreo, a reorganização dos espaços começou com a criação de um novo acesso pelo meio da fachada, resultando em uma sala contínua que conecta estar e jantar. Uma sala de TV mais reservada foi integrada ao ambiente, incluindo um pequeno escritório.
A cozinha foi transformada em uma grande ilha orgânica, cercada pelo suporte necessário, integrando-se às áreas de estar e jantar para formar o espaço social da residência, conforme solicitado pelos moradores.
No nível superior, um terraço social equipado com churrasqueira e configurado como um solário foi projetado para reuniões familiares e encontros sociais. A reforma também incluiu a transformação completa do quarto do casal e do quarto do filho, utilizando tons terrosos e madeira, harmonizando com a decoração do restante da residência. Os banheiros foram renovados com novos revestimentos, tons neutros e madeira, tornando-os mais acolhedores e elegantes.
No subsolo, a antiga área construída deu lugar a um jardim que acessa os quartos. Esse pátio traz iluminação natural para os ambientes ao redor, especialmente para os quartos, que agora contam com um pano de fundo natural. Escadas externas rodeiam o jardim, facilitando o acesso à casa a partir da garagem.
O pórtico da chegada é um dos destaques do projeto, com um jardim e uma caixa de concreto que convidam os visitantes a conhecerem a residência.
A escolha de materiais e paleta de cores carrega referências da arquitetura mexicana, materializada por meio de tons quentes e texturas naturais. Tons de rosa definem a paleta da casa, harmonizados pelas serralherias em corten e marcenaria.