-
Arquitetos: Magri Williams Architects
- Área: 27 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Stale Eriksen
-
Fabricantes: Bath Bespoke, Claybrook Studio, Lusso Stone, Shou Sigu Ban, The Concrete Flooring Company
Descrição enviada pela equipe de projeto. Foulden Road é um retiro tranquilo no coração de Hackney, Londres. Após a pandemia, Magri Williams foi nomeado arquiteto e designer de interiores para produzir uma extensão posterior e uma reforma de toda a casa. O projeto cria um espaço de estar em planta livre para uma família se reunir. Num mundo em recuperação da Covid, os clientes procuraram uma extensão que parecesse restauradora e a proposta voltou-se para a natureza para atingir o objetivo.
A relação com a luz natural foi fundamental para o projeto e a ampliação beneficia de uma perspectiva tripla: uma grande porta de correr na fachada posterior, uma extensão de cobertura envidraçada na lateral e uma janela envidraçada para o pátio recém-formado - cada um proporcionando vislumbres de vegetação. Internamente, uma madeira clara de freixo é usada com uma tinta caiada para obter um ambiente tranquilo. Os clientes ficaram surpresos com o quanto gostaram da nova ampliação e como ela transformou o seu dia a dia. Agora dispõem de um espaço que lhes permite cozinhar, conviver e desfrutar da vida familiar em conjunto.
A forma da extensão está enraizada na sua localização contextual, enquanto a madeira carbonizada e os detalhes criam uma forte distinção. A forma exterior foi derivada dos ângulos dos telhados existentes ao longo da Foulden Road. O alinhamento do revestimento de madeira e do montante da porta de correr é traçado à fachada existente, com o ápice da nova cobertura alinhado ao canto do estabilizador. O resultado é um design forte, mas que parece muito apropriado à sua localização. A extensão é revestida com um Accoya carbonizado de Shou Sugi Ban. O processo de carbonização é uma técnica japonesa utilizada para preservar a madeira que a torna impermeável e resistente ao apodrecimento, não necessitando de manutenção.
Internamente o espaço contrai o design externo com tons suaves que proporcionam um ambiente calmo e relaxante. O projeto da cozinha foi desenvolvido em conjunto com marcenaria e é revestido em Freixo, uma madeira naturalmente leve e com veios sutis. O design eleva com sucesso um sistema IKEA para parecer uma cozinha sob medida. Os pisos de concreto têm um tom arenoso que ecoa os pigmentos do Cinza. Por fim, as paredes são acabadas com tinta cal, o que adiciona uma camada final de suavidade, principalmente quando as sombras das luzes da sala caem em cascata pela parede. A estratégia ambiental foi moldada por dois factores principais. Utilizar madeira, um recurso renovável extensivamente externa e internamente, e em segundo lugar, utilizar níveis melhorados de isolamento para satisfazer os níveis de energia futuros.