Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier

Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Imagem 3 de 39
© Héctor Santos-Díez

Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Imagem 2 de 39Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Imagem 3 de 39Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Imagem 4 de 39Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Imagem 5 de 39Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Mais Imagens+ 34

Parada de Sil, Espanha
  • Arquitetos: PLP Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  888
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
    Fotografías:Héctor Santos-Díez,
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BRETT MARTIN, Cementos del Cantábrico, Ceranor, Domusa Teknik, Euronit, FAKRO, GRUPO PAMESA CERAMICA, TAU Ceramica, Prissmacer, Ecoceramic, Geotiles, Navarti, Gutterkel, Plaka, Pulmor, Roca, Sika, Tejas Verea, URSA, Vintel, Xylazel
  • Arquiteto Responsável: Pablo López Prol
  • Arquiteto Técnico: Diego Rodríguez Val, Juan Manuel Mera Díaz
  • Engenharia: Calcugal
  • Madeira: Maderas Rubén
  • Jardinagem: BrioenFlor
  • Construtora: Explotacións Medioambientais
  • Cidade: Parada de Sil
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Fotografia de Exterior
© Héctor Santos-Díez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ‘Reabilitação Fondodevila’ surge como uma iniciativa da Câmara de Parada de Sil, decidida através de um concurso de projetos, com o objetivo de fixar a população no município, reativar a economia local e combater o êxodo rural. Situado no cenário incomparável da Ribeira Sacra, o centro de Fondodevila caracteriza-se por entrelaçar o sugestivo espaço público com habitações tradicionais, dispersas num ambiente vegetal que o envolve e lhe confere um caráter único.

Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Héctor Santos-Díez
Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada
© Héctor Santos-Díez

Os antigos edifícios de dois andares apresentam uma forma irregular que resulta numa série complexa de espaços interligados, fruto da anexação contínua de suplementos ao longo do tempo. A área de ação está dividida em duas partes: um conglomerado central, como uma ‘ilha‘ rodeada pela via pública, (destinado às habitações 1, 2 e 3), e uma segunda peça virada para esta e anexada, por sua vez, a outros edifícios pré-existentes que chamaremos por ‘península‘ (habitações 4, 5).

Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Imagem 9 de 39
© Héctor Santos-Díez
Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Imagem 34 de 39
Axonométrica

A peça que conecta todas as partes e resolve os diferentes níveis do projeto é o corredor. Lugar de passagem recorrente, procura recuperar o conceito do ‘patín‘ tradicional como espaço de encontro, como bem descreve Xaquín Lorenzo no seu livro ‘A casa‘. Neste caso, a sua materialidade é reinterpretada, introduzindo novos sistemas construtivos que filtram a luz e permitem que seja filtrada até aos níveis inferiores.

Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Imagem 2 de 39
© Héctor Santos-Díez
Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Fotografia de Exterior, Janela, Viga
© Héctor Santos-Díez

Para alcançar o equilíbrio certo entre a afirmação da nova arquitetura proposta e a valorização do interessante contexto existente, realiza-se uma estratégia que começa com a identificação dos elementos relevantes da arquitetura popular, a fim de preservá-los e destacá-los. E prossegue com a utilização de materiais e técnicas construtivas atuais, procurando a coerência geral do conjunto sem tentar confundir o novo com o antigo.

Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Imagem 5 de 39
© Héctor Santos-Díez

Os muros de pedra existentes tornam-se a espinha dorsal do projeto, configurando os novos espaços ao seu redor. Optou-se por respeitar os vãos da fachada em suas dimensões originais e contrariar a escassa luz natural com a abertura de claraboias na nova cobertura. Estas aberturas desenvolvem-se verticalmente como pátios com áreas verdes, criando um espaço intermédio entre o interior e o exterior que funciona como regulador térmico, atenuando a temperatura. Ao mesmo tempo, introduz luz natural da de cima e favorece a ventilação cruzada, melhorando o conforto interior. As tipologias das cinco moradias são variadas, de modo a acomodar diferentes modelos familiares. Elas possuem 1, 2 e 3 quartos distribuídos por um ou dois pisos, incluindo a adaptada para pessoas com mobilidade condicionada, desenvolvida inteiramente no térreo e sem declives.

Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Fotografia de Interiores, Viga
© Héctor Santos-Díez
Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier - Fotografia de Interiores, Viga
© Héctor Santos-Díez

O âmbito de ação completa-se com uma série de espaços comuns, como as hortas associadas a cada habitação, o forno tradicional recuperado, os átrios de entrada e o próprio corredor, que incentivam a interação e a convivência entre os moradores. O objetivo é revitalizar o complexo, transformando-o novamente em um espaço de relações comunitárias como antigamente.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação Fondodevila / PLP Atelier" [Rehabilitación Fondodevila / PLP Atelier] 07 Dez 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1019629/reabilitacao-fondodevila-plp-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.