-
Arquiteto: Gabriel Montañes
- Área: 283 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Adriá Goula
-
Fabricantes: Cortizo, Dareels, Franke, Manutti, Marcello Ziliani, Roca, Rovira
Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio de arquitetura com sede em Menorca, Gabriel Montañes, apresenta a Casa E+E, um dos seus projetos residenciais mais marcantes, localizado em frente ao mar menorquino. Com seus 283,33 m2, esta propriedade está localizada em um dos melhores terrenos da ilha, oferecendo vistas espetaculares do Mar Mediterrâneo.
A reforma desta residência concentrou-se em realçar as vistas e reforçar a conexão com seu entorno natural privilegiado. Mantendo a essência da antiga casa, foram integrados elementos modernos que resultaram em uma residência contemporânea. Um dos elementos mais destacados da reforma é o beiral que, com sua orientação para o mar, incorpora uma cobertura tipo pérgola e amplas venezianas de madeira deslizantes que permitem modular o ambiente de acordo com as condições climáticas.
A orientação das aberturas e a ventilação natural são prioridades nos projetos do escritório, e este não foi uma exceção, o telhado foi reconstruído com uma nova abertura orientada para o sudeste aproveitando a ventilação natural, um gesto simples que foi fundamental: "Gostamos da ideia de uma casa que possa "afinar-se" como um instrumento de percussão para se adaptar às condições climáticas de cada momento", expressa o arquiteto Montañes.
A distribuição interna foi projetada para oferecer uma integração fluida entre sala, sala de jantar e cozinha, enquanto as suítes estão distribuídas ao longo das fachadas principal e posterior, garantindo a privacidade e conforto de seus moradores. Os interiores refletem uma abordagem minimalista e elegante, com paredes brancas e pisos em tons quentes que dialogam com a paisagem exterior.
As janelas de alumínio, com uma seção mínima, promovem a conexão fluida entre o interior e o exterior. Nas palavras do estúdio: "Sempre que trabalhamos em terrenos com vistas tão espetaculares, sentimo-nos obrigados a não sobrecarregar o interior. Neste caso, tentamos criar ambientes neutros para evitar distrações".
A vista do mar para a casa também foi cuidadosamente pensada, integrando de forma discreta o volume em seu entorno, criando um espaço onde a vida interior e exterior se fundem harmoniosamente. A Casa E+E é um claro exemplo do compromisso do estúdio com a criação de espaços que respeitam e se integram ao seu entorno natural, priorizando a ventilação e iluminação natural, oferecendo um design contemporâneo que melhora a qualidade de vida de seus moradores.