-
Arquitetos: Ateliers 2/3/4/, VenhoevenCS
- Área: 20000 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Salem Mostefaoui, Simon Guesdon
-
Fabricantes: Dive Gym, Le Pavé, Mathis, Mtech, Myrtha Pools
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Aquático e sua passarela para pedestres em Saint-Denis, Paris, projetados por VenhoevenCS e Ateliers 2/3/4/, é a única instalação permanente construída para os Jogos de 2024. O Centro Aquático se destaca como uma escultura curva de madeira no paisagem do Grand Paris, combinando inovações técnicas com altos padrões ambientais. Com uma configuração inteligente, uso reduzido de materiais e energia, e um teto ultrafino, além da maior usina solar urbana da França, a arena será capaz de receber 5.000 espectadores para competições olímpicas de polo aquático, saltos e natação artística.
Como a única instalação projetada especialmente para os primeiros Jogos sustentáveis da era moderna, em uma cidade e metrópole que priorizam questões ambientais, o Centro Aquático supera as regulamentações e requisitos ambientais. O design do centro, inspirado na natureza, foca em sustentabilidade, biodiversidade e conectividade em todos os seus aspectos.
Como arquitetos, buscamos criar mais com menos: menos volume, menos materiais, menos energia, e ao mesmo tempo, mais conexão, inspiração para praticar esportes, natureza, flexibilidade e beleza. Para reduzir o consumo de energia, projetamos uma estrutura de madeira com um telhado curvo, que diminui o volume que precisa ser aquecido. O ginásio utiliza um sistema exclusivo de vigas de madeira tensionadas que sustentam o telhado suspenso, reduzindo o volume de ar condicionado em 50% e proporcionando uma construção leve e dinâmica. Por fora, o edifício é envolvido por lâminas de Douglas fir pré-acabadas, que oferecem proteção acústica, ventilação e proteção solar, além de criar um espaço de recepção protegido.
Queríamos criar um edifício compacto para preservar espaço no terreno, apoiar a biodiversidade e reduzir o uso de materiais. Por isso, usamos bacias modulares e multifuncionais com tamanhos variáveis e paredes e pisos móveis, permitindo o uso flexível do espaço para diferentes eventos. O fundo da piscina pode ajustar sua profundidade para atender aos requisitos dos trampolins, o que reduz o consumo de água em 25%. Nossa abordagem sustentável inclui a escolha cuidadosa de materiais, priorizando os de origem biológica. Nosso lema, ‘Use menos, use melhor’, foi reconhecido: o Centro Aquático Olímpico recebeu o Selo BiodiverCity e a classificação Excepcional para o “NF HQE equipamentos esportivos”.
Desde o início, nossa intenção foi integrar o projeto ao seu ambiente, tratando-o como uma unidade única, incluindo o parque cênico e a conexão com o Stade de France, em vez de vê-lo como um objeto isolado. Esse design compacto permite o plantio de cem árvores, que melhorarão a qualidade do ar, estimularão a biodiversidade e criarão novas conexões ecológicas. O complexo esportivo e o parque ao redor, projetados para esportes e lazer, promoverão a interação social. Com a passarela para pedestres atravessando a A1 em direção ao Stade de France, o Centro Aquático combina estratégia urbana com arquitetura inovadora, garantindo um legado duradouro no eco-distrito Plaine Saulnier.