-
Arquitetos: Canobardin
- Área: 1500 m²
- Ano: 2024
Descrição enviada pela equipe de projeto. Acampar se tornou um símbolo do nosso novo estilo de vida. Após a pandemia, as pessoas passaram a valorizar mais a conexão com o exterior e a natureza, em vez de ficarem trancadas dentro de casa. Os terraços das casas, que antes eram vistos como espaços desperdiçados, ganharam importância. Agora, os apartamentos em grandes cidades que se abrem para pátios escuros e sem luz são menos desejáveis. A mentalidade das pessoas mudou; elas precisam sair, aproveitar a natureza e buscar novas experiências.
Todas essas mudanças tiveram um impacto enorme no setor de camping, que agora é considerado uma das áreas com maior potencial de desenvolvimento no setor de turismo. Nos últimos anos, surgiram ótimos exemplos que mostram como o setor pode explorar seu potencial, incluindo turismo em família, áreas recreativas e experiências de dormir na natureza.
Este projeto surgiu após 6 anos de trabalho do estúdio de arquitetura Canobardin no setor de camping. Durante esse período, ao buscar tendas de glamping para seus clientes, eles não encontraram opções que atendessem às suas necessidades. As tendas geralmente eram muito básicas, e as opções melhores tinham uma estética africana que não combinava com os padrões de design europeus. O TipiTop Tents visa valorizar o elemento emblemático do camping: a tenda. Por isso, o projeto parte da ideia universal de uma tenda como um prisma triangular. A estrutura é feita inteiramente de madeira laminada de pinho, criando um volume a partir de três pórticos que sustentam as lonas e formam a tenda.
A estrutura organiza o espaço, criando uma área com cozinha, uma área privada com banheiro e dois quartos duplos: um no andar térreo e outro no andar superior, conectados por uma escada em forma de barco. O projeto resulta em um loft amplo e aconchegante. Todos os materiais são de madeira, tecido ou painéis recicláveis, dispostos de maneira simples e com um design elegante em tons de madeira, areia e branco. O objetivo é criar um espaço grande e acolhedor que destaque a forma característica da tenda. Todos os detalhes — móveis, tecidos, eletrodomésticos, iluminação e banheiros — foram cuidadosamente planejados para garantir uma proposta harmoniosa e coerente.
Do lado de fora, as fachadas frontal e traseira são revestidas com madeira de pinho lixada e vidro. As fachadas laterais são cobertas por duas lonas separadas: a interna é de algodão e respirável, e a externa é de PVC impermeável. Esse sistema cria um espaço de ar entre as lonas, que atua como isolamento e previne o efeito estufa, proporcionando um conforto climático adequado.
TipiTop Tents não é apenas uma proposta de tenda; elas criam verdadeiras paisagens, organizando praças e delimitando espaços. As lonas e as sombras projetadas pelas árvores fazem com que as tendas se integrem ao ambiente e se misturem com a vegetação. À noite, as tendas se transformam em luminárias, iluminando e aquecendo o espaço, criando uma atmosfera acolhedora. Atualmente, a TipiTop instalou 34 tendas no Tamarit Beach Resort, em Tarragona, e outras 40 no Costa del Sol Glamping Village. O próximo local será...