-
Arquitetos: AIM Architecture
- Área: 55017 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Dirk Weiblen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado a uma hora de carro ao sul de Chengdu, perto de uma rede de lagos naturais pitorescos, nosso projeto exigia um resort de grande escala com arquitetura icônica para se tornar um destino marcante à beira do lago. O desafio foi criar uma experiência que destacasse a grandiosidade do edifício e suas vistas impressionantes, enquanto proporcionasse uma experiência íntima para os hóspedes. Também queríamos desenvolver um percurso com conexões práticas, interessantes e que fossem bem integradas ao local.
Nosso conceito arquitetônico foi inspirado pelas aldeias Linpan próximas, que são conhecidas por seu arranjo informal de construções, jardins verdes, campos e florestas, criando ecossistemas onde edifícios e natureza estão em harmonia. Da mesma forma, organizamos o resort com jardins ao redor dos quartos, conectados por um corredor coberto. Diversas configurações dos edifícios mostram que essas conexões podem se integrar perfeitamente à arquitetura.
A ideia evoluiu para que o lobby principal pudesse surgir organicamente desses corredores, tornando-se o coração do resort. O edifício apresenta uma entrada alta e vertical que se transforma em uma estrutura panorâmica baixa e curvada, destacando as vistas para o lago.
Projetamos o telhado do volume principal e dos corredores como uma estrutura de madeira, conectando-o à arquitetura tradicional em madeira, formas semelhantes a barcos e objetivos de sustentabilidade. O resultado é uma estrutura quente, biofílica e rítmica, semelhante a uma espinha dorsal, que guia os visitantes pelo resort.
Essas passarelas mantêm os hóspedes secos e protegidos do sol. Às vezes, são largos e planos, quase tocando o chão, criando uma escala íntima, com vistas fechadas de um lado e abertas para os jardins do outro. À medida que os corredores se aproximam dos edifícios dos quartos, as estruturas do telhado em forma de espinha se abrem dramaticamente para a luz e para os jardins verdes do pátio.
Esse jogo dramático de compressão e abertura cria uma experiência arquitetônica única e forte, equilibrando de forma dinâmica arquitetura, natureza e pessoas.