-
Arquitetos: YXDesigners
- Área: 155 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:YXDesigners, Sai Zhao, Xiaoling Ji
Descrição enviada pela equipe de projeto. Contexto do Projeto
Como muitas cidades do interior, o Condado de Longyou em Quzhou, Zhejiang, enfrenta a falta de indústrias competitivas, o que leva a uma significativa saída de mão de obra. Em 2022, o Condado de Longyou estabeleceu o objetivo de se tornar um condado voltado para o desenvolvimento da juventude. Para enfrentar o desafio de reter e atrair jovens, a Academia Chinesa de Planejamento e Projeto Urbano, Fengyuzhu e Bilibili propuseram a criação do "HU SHI GUANG ART ECO SITE". Este corredor foi projetado por 27 grupos (posteriormente ampliado para 40 grupos) de arquitetos, paisagistas e artistas nascidos nas décadas de 80 e 90, com o objetivo de atrair jovens de volta a Longyou por meio de uma vida cultural única do condado.
As tarefas de projeto descritas no briefing incluem a construção de uma nova torre de observação e a renovação e ampliação de uma casa de gestão de comportas ao longo do rio. Ambos os projetos têm o mesmo objetivo: criar um marco visual dominante na entrada de todo o corredor de arte e ecologia.
"Árvore Artificial" ou "Fantasma da Torre"?
A forma da torre simboliza a relação entre o ser humano e a natureza: a estrutura de aço representa o controle racional do homem, enquanto a "grande árvore" construída dentro dessa estrutura simboliza a natureza moldada e controlada racionalmente, embora haja conflitos visíveis onde a árvore rompe a estrutura, mostrando a resistência da natureza ao controle humano. Inspirada no cipreste, comum nas águas do sul, a grande árvore tem semelhança com torres antigas. Os arquitetos criaram uma imagem ambígua que lembra tanto uma torre quanto uma árvore, para provocar diversas interpretações. A tensão entre a estrutura de aço e a "grande árvore" é uma metáfora para a paisagem natural moldada pela infraestrutura, e a torre e a estrutura foram projetadas para refletir sobre temas como tradição e modernidade, trabalho manual e tecnologia, e civilização agrícola e industrial. Guiada pela ética da terra da era pós-industrial, a "árvore artificial" pode se tornar uma nova torre em Longyou, mantendo a tradição local de construção de torres e dialogando com as torres antigas.
Sobre Iluminação
O projeto de iluminação destaca a beleza geométrica da estrutura de aço e da grade, e revela sutilmente a antiga casa de gestão de comportas através de ângulos e reflexões de luz precisos, mostrando a interação entre o novo e o antigo. No modo de iluminação básico, é usado um verde intenso e industrial para destacar o caráter artificial da "árvore." No modo de iluminação com tema aquático, a combinação de luz azul e efeitos de ondulação de água traz a imagem do rio para a torre, transformando a "árvore artificial" em um enigmático monstro do rio.
Sobre a construção
Após o desenvolvimento do projeto arquitetônico preliminar, foi identificado que a estrutura em forma de árvore, com seus numerosos membros diagonais, poderia fornecer a rigidez necessária e suportar o sistema de estrutura articulada mais frágil do exterior. Cálculos estruturais confirmaram essa ideia. Assim, o sistema estrutural final combina uma estrutura interna em forma de árvore com um sistema externo articulado, conectados por membros locais em cada nível, formando uma estrutura geral. A estrutura em forma de árvore usa principalmente tubos de aço de 89 x 6 (e tubos de 102 x 7 em áreas reforçadas), enquanto o sistema externo utiliza tubos de aço de 50 x 3. A escada é suportada por um sistema de treliça de aço especial, erguido nas extremidades superior e inferior da casa de comportas. A plataforma de observação em T na extremidade se projeta para fora, aproveitando a rigidez da treliça de aço para oferecer uma ampla vista.
Sobre os materiais
Em relação aos materiais e à construção, aprendemos com a infraestrutura ao selecionar materiais simples e práticos e evitar nós construtivos excessivamente complexos, o que facilita a construção e a manutenção. O material da membrana é leve e respirável, garantindo boa ventilação no uso diário e reduzindo a carga do vento para manter a segurança estrutural em condições climáticas extremas, como tufões. A pintura prateada foi escolhida para revestir todos os componentes de aço e as fachadas da antiga casa de comportas, realçando o efeito escultórico da "árvore artificial" e criando um impacto visual marcante na entrada discreta da paisagem natural. Além disso, a pintura prateada reflete a luz de forma eficaz, combinando com a membrana de grade translúcida para criar um efeito de iluminação rico em camadas.